Menu
redacao@oitomeia.com.br
(86) 98119-5253    29/03/2024
Notícias

Com o objetivo de localizar moradores, IBGE utiliza drone no interior do Piauí

Segundo o recenseador Carlos Daniel Leal, que retornou recentemente para a cidade do interior piauiense, a utilização do equipamento ajuda no planeamento e a identificar mais facilmente os endereços mais isolados

Ezequiel Araujo - 10 de novembro de 2022 às 11:40

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), continua na realização do Censo Demográfico 2022 no Piauí. Dessa vez, um recenseador do IBGE, Carlos Daniel Rodrigues da Costa Leal, está utilizando de um drone para localizar mais facilmente moradores do interior da cidade de Canto do Buriti, distante a 408 km de Teresina.

Segundo o recenseador, que retornou recentemente para a cidade do interior piauiense, a utilização do equipamento ajuda no planeamento e a identificar mais facilmente os endereços mais isolados.

Com o objetivo de localizar moradores, IBGE utilizar drone no interior do Piauí: “bem mais fácil” (Foto: Divulgação)

“Percebi que com uma imagem aérea atualizada ficaria bem mais fácil de me planejar, identificar endereços que são mais isolados e não aparecem no mapa, uma forma de facilitar o trabalho e torná-lo mais preciso e mais ágil”, disse Carlos Daniel, que possui apenas 20 anos.

Ainda de acordo com ele, as estradas para ir ao encontro da população não ajudam, pois na maioria dos casos são de difícil acesso e, ao chegar em determinado local, às vezes nem a casa existe mais. Para Carlos Daniel o drone auxilia no sentido de não “dar volta perdida”.

“Há muitas estradas de difícil acesso, que torna quase impossível de chegar em uma determinada casa e, quando chega, não existe mais a casa (está em ruínas). Assim, as imagens servem como um norte, possibilitando chegar em endereços difíceis com mais segurança sem cair em enrascadas. Por mais que se tenha imagens do satélite, não são atuais e muitas estradas nem existem mais”, ressaltou.

O coordenador técnico do Censo Demográfico no Piauí, Pedro Andrade, em viagem de acompanhamento dos trabalhos censitários no município de Canto do Buriti, conheceu de perto o trabalho do recenseador Carlos Daniel em suas atividades de coleta na zona rural, e atestou a eficiente utilização do drone “para mapear com imagens aéreas o percurso que o recenseador ainda iria realizar, se antecipando aos obstáculos e se certificando das unidades a serem trabalhadas”. Pedro Andrade ressaltou ainda, que “o equipamento além de auxiliar e complementar nas orientações de campo, ainda nos proporciona belas imagens naturais”.

CONFIRA COMO ACONTECE A UTILIZAÇÃO DO DRONE:


Ezequiel Araujo