Menu
redacao@oitomeia.com.br
(86) 98119-5253    29/03/2024
Notícias

Oeiras registra quase 41ºC e apenas 13% de umidade relativa do ar

Nesta quinta-feira (06/10), a cidade que foi a primeira capital do Piauí apontou 40,8ºC nos termômetros do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)

Victor Costa - 6 de outubro de 2022 às 17:30

Oeiras, na região Sul do Piauí, vem registrando diariamente recordes de calor. Nesta quinta-feira (06/10), a cidade que foi a primeira capital do Piauí apontou 40,8ºC nos termômetros do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), sendo a cidade mais quente do Brasil no dia.

Como se não bastasse o elevado calor, a situação se complica ainda mais com a baixa umidade relativa do ar. Segundo o Órgão oficial da Meteorologia Brasileira, Oeiras marcou apenas 13% de umidade nesta quinta-feira (06/10), a terceira menor marca do dia.

Oeiras, primeira capital do Piauí (Foto: Divulgação / Prefeitura de Oeiras)

PROBLEMAS PARA A SAÚDE

Os dias quentes, tempo seco e baixa umidade são combinações que podem trazer problemas à saúde. Garganta seca, excesso de catarro, pele coçando, dores de cabeça e sensação de areia nos olhos são alguns dos efeitos que a baixa umidade provoca, além do risco do desenvolvimento infecções pulmonares, crises alérgicas, amigdalites, faringites e sinusites.

A alimentação é fundamental para amenizar os sintomas e riscos de problemas que comprometem a saúde nesta época do ano. Determinados alimentos favorecem a hidratação, porém, existem alimentos que prejudicam este processo, contribuindo para maior perda de líquido e sais minerais. Outra forma de hidratação importante em dias secos são os líquidos, principalmente água. O tempo seco provoca aceleração no processo de hidratação do organismo, propício para desidratação.


Victor Costa