Menu
redacao@oitomeia.com.br
(86) 98119-5253    28/03/2024
Notícias

Produção de ovos de galinha do Piauí cresceu 85% em dez anos, atingindo 28,2 milhões de dúzias

Em 2021 a produção de ovos de galinha piauiense atingiu a marca de 28,2 milhões de dúzias, o que mostra um crescimento de 85,2% quando comparado a 2011, no qual produzia 15,2 milhões de dúzias de ovos

Victor Costa - 23 de setembro de 2022 às 09:40

Em 2021 a produção de ovos de galinha piauiense atingiu a marca de 28,2 milhões de dúzias, o que mostra um crescimento de 85,2% quando comparado a 2011, no qual produzia 15,2 milhões de dúzias de ovos. É o que aponta a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No período de dez anos, o estado produziu quase 13 milhões de dúzias a mais. De acordo com o supervisor de Pesquisas Agropecuárias da Superintendência do IBGE no Piauí, Pedro Andrade, o aumento na produção ocorreu pelo acréscimo ne indústrias em que sua atividade visa a produção de ovos tanto para o consumo como para reprodução.

Granjas de postura (Foto: Reprodução)

“O aumento da produção de ovos de galinha no período de 2011 a 2021 foi proporcionado pelo incremento de granjas de postura no Piauí, cuja atividade é praticada com técnicas adequadas, retorno imediato, além da demanda por este produto. Ressalte-se que até o período anterior – 2001 a 2010 – a produção de ovos de galinha do tipo ‘caipira’ tinha uma expressiva participação no estado”, esclarece o supervisor.

Em 2021, o Brasil produziu mais de 4 bilhões de dúzias de ovos de galinha. Deste total, a produção piauiense representa apenas 0,58%, sendo a sexta menor do país.

A maior quantidade foi gerada pelo estado de São Paulo, com 1,1 bilhão de dúzias registradas em 2021. Já o menor volume foi do Acre, com 6 milhões de dúzias.

O QUE É GRANJA DE POSTURA?

De acordo com o Ovos Mantiqueira, ela é uma atividade que visa a produção de ovos tanto para o consumo como para reprodução. Nela, as aves são chamadas poedeiras e são divididas em dois grupos. Somente o grupo de reprodução precisa do galo (macho) para realizar a fertilização dos ovos que serão novas poedeiras ou aves destinadas à avicultura de corte.

O outro grupo se concentra apenas na produção de ovos não fertilizados para alimentar o mercado interno e externo. É com esse grupo de aves que a Ovos Mantiqueira trabalha.

Granja (Foto: Reprodução)

Essa divisão é necessária e vista como benéfica atualmente. Antes, até existiam animais de “dupla aptidão”, ou seja, destinados tanto ao corte como à reprodução, mas com o tempo percebeu-se que eles não eram tão produtivos. Hoje, existem linhagens específicas para cada função.


Victor Costa