Menu
redacao@oitomeia.com.br
(86) 98119-5253    29/03/2024
Notícias

Médico Joaquim Vaz Parente foi o primeiro piauiense vacinado; conheça os escolhidos

“Luz no fim do túnel”, afirmou o primeiro piauiense vacinado contra Covid-19 no Piauí durante solenidade no pátio da Secretaria Municipal de Saúde do Piauí

Nataniel Lima - 18 de janeiro de 2021 às 18:08

REPÓRTERES – PAULA SAMPAIO E ELLYO TEIXEIRA (Direto da Sesapi)

 

“É a primeira barreira a ser erguida contra essa pandemia que tanto tem assolado o mundo e o Brasil e o Piauí”. A declaração é do médico obstetra Joaquim Vaz Parente, de 75 anos, primeiro piauiense a ser vacinado no estado contra o novo coronavírus.

Emocionado, o médico classificou a vacina como “a luz no fim do túnel”. Profissional da Saúde, Joaquim Vaz atua há 45 anos na Maternidade Dona Evangelina Rosa, já realizou em torno de 20 mil partos em toda sua vida profissional e fez o terceiro parto da história da MDER.

Joaquim se emocionou durante seu primeiro pronunciamento, após ser vacinado. Com lágrimas nos olhos relembrou momentos difíceis enfrentados a nível estadual e nacional durante a pandemia de Covid-19. No Piauí, 2,8 mil pessoas morreram em decorrência de complicações do vírus.

Médico obstetra Joaquim Vaz Parente, de 75 anos (Foto: Ricardo Morais/OitoMeia)

“Depois de uma estrada sinuosa permeada de momentos de escuridão, com certa atenuação, mas nunca sem enxergar uma luz. Esse momento pode ser coroado como o aparecimento da luz no fim do túnel”, declarou.

Joaquim também aproveitou para revelar que sua bravura e amor pelo país vão além: apesar da idade, queria mesmo era ter sido voluntario ainda na fase de testes da CoronaVac. O desejo não se realizou, porém, nesta segunda (18), ele foi o responsável por dar início a um novo sentimento de esperança para muitos piauienses, que aguardam e anseiam pelo início da imunização no estado.

“É com grande satisfação que me dispus a tomar a primeira dose no território do estado Piauí. Teria sido melhor se tivesse tido oportunidade de participar do processo de pesquisa que ocorreu no Brasil. O que me resta é agradecer a Deus por estar no processo de imunização contra o coronavírus”, finalizou.

PRIMEIROS PIAUIENSES IMUNIZADOS

A segunda pessoa da área da saúde a ser vacinada contra o novo coronavírus no Piauí foi a técnica de enfermagem da UTI Covid-19, do Hospital Infantil Lucídio Portella, Modestina Bezerra da Silva, de 60 anos. Ela atua há 35 anos na unidade saúde.

Modestina Bezerra da Silva, de 60 anos (Foto: Ricardo Morais/OitoMeia)

A terceira foi Ana Maria Brito dos Santos, de 52 anos, que atua há 26 anos como enfermeira e trabalha no Hospital da Polícia Militar na ala Covid-19.

Ana Maria Brito dos Santos, de 52 anos (Foto: Ricardo Morais/OitoMeia)

A quarta a receber o imunizante foi técnica de enfermagem Marta Regina de Sousa Madeira, de 42 anos, funcionária do Hospital Getúlio Vargas.

Marta Regina de Sousa Madeira, de 42 anos (Foto: Ricardo Morais/OitoMeia)

Logo depois foi a enfermeira Sheyla Barbosa dos Santos de 33 anos, que atua na UTI Covid-19 do Hospital Natan Portella. Ela foi responsável por receber o primeiro paciente com o vírus na unidade de saúde.

Sheyla Barbosa dos Santos de 33 anos (Foto: Ricardo Morais/OitoMeia)

Por fim, e muito aplaudida, a médica Amariles Borba, que foi a sexta piauiense a ser vacinada. Amariles tem 70 anos e é diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS).

“Só estaremos satisfeitos quando 70% da população estiver vacinada. Para mim é uma satisfação fazer parte desse grupo que foi vacinado, mas continuarei tomando todas as precauções e medidas de segurança”, disse Amariles

Médica Amariles Borba (Foto: Ricardo Morais/OitoMeia)

Nataniel Lima