Menu
redacao@oitomeia.com.br
(86) 98119-5253    29/03/2024
Notícias

Wellington Dias decide prorrogar isolamento social: tudo fechado até 6 de julho

Decisão foi tomada após analisar os dados da nova pesquisa sorológica no estado apontando que houve um aumento no nível de transmissibilidade

Ellyo Teixeira - 22 de junho de 2020 às 14:22

O governador Wellington Dias (PT) prorrogou o decreto do isolamento social no Piauí até o dia 6 de julho, com manutenção do fechamento de atividades não essenciais. A medida foi anunciada durante uma entrevista coletiva no início da tarde desta segunda-feira (22/06), após o governador participar de uma reunião com representantes do Comitê de Operações Emergenciais de Combate à Covid-19 (COE).

Segundo Dias, a decisão foi tomada após analisar os dados da nova pesquisa sorológica no estado apontando que houve um aumento no nível de transmissibilidade.

“Quero apresentara decisão com base em que houve um crescimento no nível de pessoas com Covid-19, ou seja, ocorrendo um aumento no índice de transmissibilidade. Em razão disso estamos prorrogando o decreto com as medidas restritivas até o dia 06 de julho”, disse o governador.

Governador Wellington Dias durante entrevista para anunciar novo decreto (Foto:Reprodução)

Dias afirmou que houve uma aceleração no número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus e que isso está acontecendo porque muitas pessoas têm desrespeitado o isolamento social.

“O parecer técnico mostrou que tivemos um crescimento no índice de pessoas infectadas em todo o estado. A novidade é que tivemos uma aceleração. As pessoas por suas necessidades tem descumprido o isolamento e isso eleva o número de pessoas infectadas pela Covid-19, refletindo na quantidade de ocupação de leitos”, enfatizou.

Ainda de acordo com o governador, no dia 29 de junho haverá novamente uma reunião com representantes do COE para definir a manutenção ou não do isolamento social.

“No dia 29 de junho iremos fazer uma avaliação. Estamos também mantendo as medidas adotadas pelo Pacto de Retomada Organizada – o Pro Piauí, que é o pacto pela retomada organizada. Já tivemos um entendimento com os municípios para o funcionamento de consultórios, clínicas se somando a rede pública. Nós vamos manter as prioridades do protocolo anterior” , afirmou Wellington.

TAXA DE TRANSMISSIBILIDADE

A sétima rodada de pesquisas sobre o índice de propagação do novo coronavírus no Piauí revelou, nesta segunda-feira (22/06), que a taxa de transmissibilidade voltou a aumentar: passou de 1.3 para 1.5, segundo o Instituto Amostragem.

A pesquisa foi realizada entre os dias 17 e 20 de junho, com 4.009 pessoas de 11 municípios no Piauí, no qual 412 testaram positivo para a doença. A estimativa de pessoas infectadas para o Piauí é de 336.386, dessas, cerca de 111 mil ainda estão transmitindo o vírus. Se antes 10 pessoas infectavam 13 outras pessoas, agora 10 pessoas estão infectando 15. A pesquisa estima ainda que a população piauiense que já entrou em contato com vírus passou de 4% para 10%, isso acarretou um crescimento de 2,5 vezes em apenas uma semana.

GOVERNADOR DECRETA LUTO

O governador Wellington Dias decretou luto por uma semana em homenagem àqueles que morreram por conta do novo coronavírus no estado. No total, o Piauí tem 14. 476 casos confirmados e 502 mortes em decorrência do novo coronavirus.


Ellyo Teixeira