Menu
redacao@oitomeia.com.br
(86) 98119-5253    29/03/2024
Notícias

“Transferência imediata”: secretário autoriza doação de Marsha para SP

Edrian Santos - 23 de agosto de 2018 às 08:51

A Secretaria de Meio Ambiente do Piauí (Semar-PI) autorizou a doação da ursa Marsha para o santuário Rancho dos Gnomos, localizado no interior de São Paulo. A decisão extraoficial do secretário Robério Aslay, titular da pasta, foi compartilhada ao OitoMeia após o resultado dos exames clínicos do animal, comprovando que ele tem total condições físicas e comportamentais para o translado aéreo.

Laudo é finalizado com a recomendação de embarque imediato da ursa Marsha para São Paulo (Foto: Brito Jr/OitoMeia)

O documento emitido por dois especialistas foi enviado a esta reportagem na tarde da última quarta-feira (22/08) por Carolina Mourão, presidente da Confederação Brasileira de Proteção aos Animais (CBPA). Entre os dias 16 e 17 de agosto, o biólogo catarinense Cláudio Hermes esteve em Teresina para avaliar a situação da ursa, o que foi uma exigência do Governo do Piauí para confirmar a doação de Marsha.

TRANFERÊNCIA IMEDIATA

A nota técnica da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (Azab) destaca que a ursa tem um quadro de desnutrição crônica, mas isso não a impede de ser transportada. Inclusive, a instituição sugere o translado imediato para São Paulo. “Trata-se de um animal geriátrico e de temperamento tranquilo, assim não recomendamos o uso de nenhum tipo de anestésico, sedativo ou droga, alopática ou homeopática, durante o transporte”, destaca uma das conclusões do laudo.

“A ursa tem condição de viajar, tem saúde, não está tão velha como se propagou e tem condições excelentes para viajar. O laudo é finalizado com a recomendação de embarque imediato. Então, temos aí o documento e vamos preparar a doação do animal, junto ao Governo, de forma que a FAB [Força Aérea Brasileira] realize os procedimentos e o Rancho dos Gnomos tenha segurança no desembarque”, explicou Carolina.

Clique aqui para ler o laudo na íntegra enviado ao OitoMeia

SECRETARIA ACOMPANHA TRÂMITES

Robério Aslay pontuou que a Semar vai acompanhar os trâmites legais para a transferência do animal e que, com o laudo sinalizando a doação, a mesma poderá ser concluída. Na última quarta-feira (22/08), a CBPA confirmou ao OitoMeia que a FAB fará o transporte da ursa, já que o avião dos Correios, inicialmente responsável por essa tarefa, não faz mais voos no Piauí.

A polêmica envolvendo o ex-animal de circo aconteceu ainda no primeiro semestre de 2017. Abrigado no Parque Zoobotânico de Teresina, na zona Leste, o bicho oriundo de regiões mais frias tem que suportar temperaturas que variam entre os 30ºC e 40ºC. Em Joanópolis, no Santuário Rancho dos Gnomos, a variação média é de 17ºC e 20ºC.

DESPESAS CUSTEADAS POR ATIVISTAS

Em conversa com Carolina Mourão, ela reafirmou o interesse do santuário paulista e da ONG em custear todas as despesas de transporte da ursa Marsha, Também houve o reconhecimento do empenho da vice-governadora em fazer as devidas negociações, destacando ressalvas para que não se perca os prazos para que os Correios faça o transporte.

“Conversamos bastante com a vice-governadora e ela entende que é preciso mais celeridade para que não sofra o ônus de perder essa operação, pois o transporte de uma ursa viva é muito caro e delicado. Toda oportunidade que temos com os voluntário deve ser aproveitada”, pontuou Carolina, em entrevista ao OitoMeia, no dia 18 de junho.


Edrian Santos