Menu
redacao@oitomeia.com.br
(86) 98119-5253    29/03/2024
Notícias

Convênio confirma reforma e modernização do Arquivo Público do Piauí

Edrian Santos - 15 de dezembro de 2016 às 09:30
secretarias de Governo e Cultura firmam convênio para reforma e modernização do Arquivo Público do Piauí (Foto: Divulgação)
secretarias de Governo e Cultura firmam convênio para reforma e modernização do Arquivo Público do Piauí (Foto: Divulgação)

Merlong Solano, secretário estadual de Governo, na última quarta-feira (14/12), anunciou que será realizado um convênio entre a pasta que titula e a Secretaria Estadual de Cultura (Secult) para a reforma e modernização do Arquivo Público do Piauí, prédio construído há mais de 100 anos. Também foram entregues 32 DVDs contendo cerca de 600 exemplares de jornais do século XIX e XX.

“A obra incluirá reforma física, hidráulica, elétrica e também climatização”, anunciou Merlong durante a abertura da Exposição Anísio Brito: educador e historiador, que está à disposição do público interessado em conhecer mais sobre a vida desse ilustre piauiense. O evento contou com uma palestra do historiador Paulo Gutemberg e com a entrega da 4ª etapa do Projeto Memória do Jornalismo Piauiense, idealizado e coordenado pela professora Ana Regina Rêgo, da Universidade Federal do Piauí (Ufpi).

A diretora do Arquivo, Rosângela Carvalho, destacou a importância da preservação do acervo, que guarda o maior patrimônio histórico do Piauí, a exemplo das peças documentais que estão expostas com o objetivo de recontar a vida de Anísio Brito. Por mais de 30 anos, o ex-diretor que dá nome ao Arquivo se dedicou à cultura piauiense, como gestor da educação pública e como pesquisador.

A Exposição Anísio Brito: educador e historiador é fruto do trabalho da técnica especialista em Arquivística Terezinha Cortez e de pesquisa empreendida por Iolete Rocha, Rosângela Carvalho e Nino Cesar Dourado. As peças ficarão expostas por dois meses e poderão ser conferidas pelo público gratuitamente no horário de funcionamento da Casa, das 8h às 18h, de segunda à sexta, na Rua Coelho Rodrigues, nº 1016, Centro de Teresina.


Edrian Santos