Menu
redacao@oitomeia.com.br
(86) 98119-5253    29/03/2024
Flalrreta Alves

La Muerte não é Maria Imaculada. Entenda a polêmica envolvendo a loja Renner

Flalrreta Alves - 2 de abril de 2019 às 08:38

Com todo o desgaste consequente pelo deslocamento de transmissão presidencial no Brasil, envolvendo twitter, extrema-direita (antigo PIG), lista de desejos e grande dia, parece que o Diário Oficial do país virou o grupo de Whatsapp. Mais precisamente aquele cheio de religiosos.

Nada contra. Inclusive até etc…

Mas todos os dias uma novidade que pede compartilhamento. A novidade do mês é uma nota de repúdio às lojas Renner por conta da estampa em uma camiseta de sua mais nova coleção de todos os tempos da última semana.

Diariamente recebo a seguinte mensagem:

REPÚDIO às LOJAS RENNER.

Repudiamos a nova coleção das lojas Renner, especificamente quanto ao produto Ref:548061845, o qual traz a estampa blasfêmica e ofensiva à nossa fé Católica Apostólica Romana.

Com pesar,

Missão Pró-Vida

E todos nós que amamos e respeitamos Nossa Santa Mãe.

Repasse a todos os seus contatos, não podemos admitir tamanho absurdo.

A imagem/camisa em questão é essa:

 

 

A frase na camisa diz: “between lies and truth | from death to life” que em livre tradução entende-se “entre mentiras e verdades, da morte para a vida”.

Como cristã devota que reza o terço todos os dias, me assusta a associação.

A imagem da camiseta faz parte da cultura mexicana, conhecida como Santa Muerte. Muito provavelmente parte do sincretismo religioso comum pela América. Mas a figura quase folclórica de Santa Muerte é bastante venerada no pais vizinho dos EUA.

Geralmente, a Santa Muerte aparece como uma figura esquelética, vestida com um longo manto (um esqueleto sob um manto) e carregando um ou mais objetos, normalmente uma gadanha e um globo. O manto costuma ser branco, mas representações da figura variam significantemente de pessoa a pessoa de acordo com o pedido do devoto ou do ritual a ser apresentado.

A igreja católica apostólica romana condena o culto à Santa Muerte. Mas quem não é católico e se identifica com a cultura mexicana não precisa seguir essa recomendação, certo? A camiseta não diz que é uma santa católica tampouco faz culto ou zombaria. Diria que está mais para apropriação comercial de uma cultura…

O (óbvio) que precisa ser dito: NÃO É ASSOCIAÇÃO À MARIA MÃE DE JESUS!

Sem pânico, tá meus irmãos?

A Renner é uma multinacional e dessa vez se apropriou dos símbolos mexicanos para seus produtos. Deveria emitir um comunicado oficial sobre o assunto.

Mas enquanto isso vamos seguindo atendendo ao pedido de Fátima e rezando o terço todos os dias para ter paz no mundo (e pelas almas no purgatório).

Sem pânico, perseguição e com respeito às diferenças.

Beijos de luz!

 


Flalrreta Alves