Menu
redacao@oitomeia.com.br
(86) 98119-5253    29/03/2024
Allisson Paixão

Allisson Paixão

Piauiense raiz, pai do Davi, flamenguista e apaixonado por jornalismo. Editor executivo do OitoMeia.

AllissonPaixao /allisson.paixao AllissonPaixao_ (86) 98184 5253 allissonpaixao@gmail.com
Allisson Paixão

Curiosidades sobre Seu João Claudino: sim, é verdade que ele tinha alergia a dinheiro

Allisson Paixão - 24 de abril de 2020 às 17:16

Era uma noite de festa dentro do Teresina Shopping. O dia era 27 de outubro de 2013. Data da inauguração do novo formato da loja do Armazém Paraíba dentro do shopping, que é o que conhecemos até hoje.

O evento era destinado para alguns jornalistas. Uma espécie de apresentação à imprensa do formato da empresa de maior sucesso do Grupo Claudino. Fui um dos jornalistas convidados a participar da solenidade.

Estava em uma roda de conversa ao lado dos colegas Pedro Alcântara (da TV Antena 10) e Elivaldo Barbosa (TV Cidade Verde), quando de repente chega para participar do bate-papo ninguém menos que o anfitrião da festa, Seu João Claudino.

“Boa noite, boa noite…”, nos abordou, quase balbuciando, demonstrando humildade e mais ouvindo do que falando. Um fotógrafo que estava por perto fez o registro (foto abaixo). Só lembro a data porque fiz uma postagem no meu Facebook.

Postagem feita em 2013: Elivaldo Barbosa, Seu João, Pedro Alcântara e eu (Foto: Reprodução)

Eu não perdi tempo. Como há muito queria entrevistar Seu João Claudino, para uma matéria sobre sua história de vida, e a sua assessoria não conseguia me encaixar na agenda dele, tentei ali mesmo uma abordagem: “Seu João, boa noite. Queria marcar uma entrevista com o senhor no seu escritório… falar sobre sua trajetória…”.

Ele nem deixou, eu continuar argumentando: “O que você quer saber meu filho?”. Eu disse que iria fazer umas perguntas sobre sua trajetória, sobre carreira… E ele: “Pergunte”, ficando parado na minha frente e estampando um sorrisão. Elivaldo e Pedro ainda me deram uma cutucada de quem tem mais experiência que eu. Eu arrochei a primeira pergunta que me veio à cabeça: “É verdade que o senhor tem alergia a dinheiro?”.

Seu João Claudino em um dos últimos registros, já com seus 89 anos (Foto: Reprodução)

Gargalhada geral… nem o fotógrafo que estava na nossa frente resistiu. Seu João ria pouco, mas respondeu, na lata: “Sim. É verdade’. Silêncio… Ainda bem que meus colegas jornalistas estavam ali como testemunhas. É evidente que não deu para fazer outras perguntas ali, naquela ocasião, mas esta já serviu para uma matéria, claro, feita por mim. Afinal de contas, como é que o “homem mais rico do Piauí”, com um patrimônio estimado em bilhões de Reais tem esse tipo de, digamos, problema?!

É com essa história que abro o texto para uma série de curiosidades sobre a ela história de Seu João Claudino, que é muito mais que o homem mais rico do estado. Tornou-se, com muito orgulho, o homem que mais gerou emprego e renda aos piauienses. Confira a seguir algumas das curiosidades. Vale ressaltar que muita coisa, é claro, não passa de alguma lenda que foi espalhada por aí pelo próprio Seu João ou alguns de seus amigos ao longo dos quase 90 anos.

Seu João e o irmão Valdecy, que cuida das lojas do Grupo Claudino no Maranhão, em foto dos anos 80 (Foto: Reprodução)

1-Seu João Claudino dizia que tinha alergia a dinheiro?

Se tinha mesmo essa alergia diagnosticada ou não, Seu João já revelou a alguns jornalistas e pessoas próximas que não gostava de tocar nas cédulas, mesmo sendo muito novas. Dizia que “dava uma coceira”. E olha que isso foi muito antes de surgir os famosos carnês e cartões do Paraíba. Dizem que o irmão, Valdecy, que cuida das empresas do Grupo Claudino no Maranhão, tem a mesma alergia.

2-Seu João Claudino não gostava de voar?

Uma das lendas dizia que Seu João não gostava de andar de avião ou helicóptero, apesar de ser dono de um. Não é bem assim. Seu João não gostava, na verdade, de sair do seu trabalho. Se tinha alguém que pudesse resolver uma questão por ele e suas empresas, seja onde fosse, melhor para ele.

3-Seu João Claudino teve a ideia de dar bolas?

Quem foi das décadas de 80 e 90 deve lembrar das famosas bolas espalhadas pelas cidades com a logo do Armazém Paraíba. Há quem garanta que a ideia da distribuição dessas bolas foi do próprio Seu João. Bem como os vários outdoors na entrada de quase todos os municípios com os dizeres: “Aqui tem um Armazém Paraíba”. Sim, Seu João era apaixonado por marketing e publicidade.

4-Seu João Claudino não queria a família na política?

Resistente, Seu João não gostava muito de se aproximar dos políticos. Mas era inevitável. Até porque patrocinava, quando a legislação eleitoral permitia, alguns candidatos. E foi com muita insistência que o filho João Vicente o convenceu. Foi candidato a governador, mas foi derrotado e depois se tornou senador.

5-Seu João Claudino almoçava uma quentinha no Lojão?

Pessoas próximas a Seu João diziam que ele gostava de almoçar mesmo era uma quentinha preparada por uma empregada que o acompanhava há muitos anos. Levava para o Lojão, na avenida Maranhão, e comia do lado do amigo pessoal Fernando Oliveira, hoje diretor do Teresina Shopping.

Seu João Claudino chegou ao Piauí na década de 60 e construiu uma bela história de sucesso (Fotos: Divulgação)

6-Seu João Claudino já deu casas a ex-funcionários?

Verdade. Há relatos de ex-funcionários do Armazém Paraíba que ganahram, como presente mesmo após anos de dedicação às empresas de Seu João, uma casa. Tem casos de residências doadas por Seu João em bairros da zona Sul e Norte de Teresina. Mas vale lembrar: são pessoas que dedicaram praticamente uma vida inteira trabalhando para ele.

7-Seu João Claudino tem terreno que nem ele mesmo sabe?

Uma das várias lendas que são contadas até hoje diz que Seu João estava fazendo um passeio com algumas pessoas próximas ali pela região da zona Sul de Teresina, nas proximidades da conhecida Vila da Paz. Um popular o viu e perguntou se Seu João sabia que ali tinha uns terrenos dele. Ele disse que nem sabia e mandou colocar um muro enorme e pintar com várias logo do Armazém Paraíba.

8-Seu João Claudino com medo das Casas Bahia?

Essa é uma das lendas que mais circulou. E até hoje tem gente que acredita. Seu João teria medo que as Casas Bahia tomasse o lugar do Armazém Paraíba na preferência dos piauienses. Com medo de perder seus clientes, teria feito para a empresa rival não abrir uma loja em Teresina. Não foi bem assim. Na verdade era tudo uma questão de mercado. Tanto que as Casas Bahia, hoje em dia, tem uma loja dentro do shopping de Seu João, o Teresina.

9-Seu João Claudino dividiu a herança para os filhos?

Dizem que desde a morte de Dona Socorro, Seu João teria reunido os cinco filhos e todos os netos para uma conversa séria a respeito da herança da família. E que cada um ficaria com uma parte proporcional ao que empreende. João Júnior, que cuida da Houston e da Audax, seria o principal herdeiro. Não há qualquer confirmação dessa divisão da herança.

10-Seu João Claudino preferiu o Piauí pelo carinho do povo?

Em uma entrevista feita há alguns anos, quando era homenageado no estado da Paraíba, Seu João Claudino revelou porque trocou o estado pelo Piauí. E explicou como chegou aonde chegou como exemplo de um empresário bem sucedido: “É resultado de muita luta, obstinada pelo trabalho, uma pessoa que deu certo. Eu sempre tinha um propósito de ser maior.. E eu troquei (a Paraíba pelo Piauí) porque eu sou piauiense, hoje… eu me considero piauiense… pela forma do povo: carinhosa e nos arrebatou. Ao mesmo tempo nos convidaram para participar de uma sociedade. Eu fui aceito com muita vontade. Eu já queria ser e essa aceitação me fez com que essa paixão aumentasse”. Assista:

 

ACOMPANHE O QUE JÁ SAIU SOBRE O ASSUNTO:

Morre, aos 89 anos, o empresário João Claudino Fernandes

Sem velório e com rápido sepultamento, apenas familiares se despedem de Seu João


Allisson Paixão

Piauiense raiz, pai do Davi, flamenguista e apaixonado por jornalismo. Editor executivo do OitoMeia.

AllissonPaixao /allisson.paixao AllissonPaixao_ (86) 98184 5253 allissonpaixao@gmail.com