Menu
redacao@oitomeia.com.br
(86) 98119-5253    28/03/2024
Cidades

Após prefeitos “furarem fila”, MP vai acompanhar vacinação em cidades do Norte do Piauí

No procedimento, o MPPI determina que seja remetida cópia da portaria ao Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS), para conhecimento

Paula Sampaio - 21 de janeiro de 2021 às 16:19

A 2ª promotoria de Justiça de Piracuruca instaurou procedimento administrativo para acompanhar e fiscalizar as ações adotadas pelas Prefeituras dos municípios de Piracuruca, São João da Fronteira e São José do Divino no intuito de garantir a imunização dos públicos-alvos para vacinação contra a covid-19. A medida deve respeitar a ordem prioritária estabelecida pela Campanha Nacional de Vacinação.

Tem prioridade os trabalhadores da saúde, pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência (institucionalizadas), pessoas maiores de 18 anos com deficiência, que estão em Residências Inclusivas (institucionalizadas) e indígenas vivendo em terras indígenas em conformidade com os cenários de disponibilidade da vacina.

No procedimento, o MPPI determina que seja remetida cópia da portaria ao Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS), para conhecimento.

Doses da Coronavac são descarregadas no Piauí (Foto: Divulgação/ Sesapi)

PREFEITOS “FURAM” FILA DA VACINAÇÃO

Prefeito sendo vacinado contra a Covid-19. (Foto: Reprodução)

O MPPI informou ao OitoMeia nesta quinta (21), que está investigando três gestores dos municípios de Guaribas, Pio IX e Uruçuí, após denúncias de que os prefeitos furaram a fila e tomaram a primeira dose da vacina chinesa contra o novo coronavírus, a CoronaVac, sem pertencerem ao grupo designado nessa primeira fase.

Os políticos Silas Noronha (PP), de Pio IX,  Joercio Matias de Andrade (MDB), de Guaribas, e Dr Wagner (PP), de Uruçuí e que é médico, não se enquadram em nenhum dos grupos e, com isso, tiraram a vez de quem é prioritário para a vacinação nesta primeira fase. Procedimentos administrativos foram instaurados pelo MP nas comarcas das respectivas cidades.


Paula Sampaio