Menu
redacao@oitomeia.com.br
(86) 98119-5253    29/03/2024
Cidades

Piauí tem um dos maiores centros de preservação de religiões politeístas do mundo

Edrian Santos - 2 de maio de 2017 às 13:01

Na zona rural do município de José de Freitas (PI), a 30 km do centro de Teresina, um espaço vem sendo estruturado desde de 2014 e tem atraído visitantes de várias partes do Brasil e até do exterior. São pessoas que vêm conhecer de perto o paganismo piaga, religião nativa piauiense, praticada pelos frequentadores do espaço.

Na vila também devem ser construídos outros espaços de difusão cultural e religiosa, abertos à comunidade, a exemplo de museu e da biblioteca holística (Foto: Divulgação)

Com cerca de 70 mil metros quadrados, a Vila Pagã é uma das maiores áreas de preservação da cultura politeísta, em todo o mundo. Trata-se de um espaço cultural, religioso e habitacional, que já conta com loja esotérica, cantina, bosques sagrados e outros espaços abertos para visitação.

De acordo com o sacerdote e fundador do espaço, Rafael Nolêto, na vila também devem ser construídos outros espaços de difusão cultural e religiosa, abertos à comunidade, a exemplo de museu e da biblioteca holística, que já conta com acervo de mais de 1000 livros, a serem transferidos para a sede após a construção da mesma.

A mais nova construção na vila é o Templo Piaga, cuja inauguração será realizada durante cerimônia na manhã do dia 28 de maio. Ele é um dos primeiros templos pagãos modernos edificados no Brasil. Sua construção foi iniciada em maio de 2016 e sua inauguração marca um momento histórico de reafirmação da identidade religiosa dos politeístas piauienses.

O evento de inauguração deverá contar com a presença de moradores da Zona Rural de José de Freitas, além de representantes de outros grupos religiosos, políticos, apoiadores da vila e outros convidados. A visitação ao espaço ocorre sob agendamento, por meio do Facebook.


Edrian Santos