Menu
redacao@oitomeia.com.br
(86) 98119-5253    28/03/2024
Saúde

Novo fluxo melhora a qualidade do atendimento no Hospital de Urgência de Teresina

Margella Furtado - 5 de janeiro de 2017 às 12:47

Nesta quinta-feira(05/01), completa um mês que foi implantado o novo fluxo na rede de saúde de Teresina e a principal mudança ocorrida foi a melhora na qualidade da assistência no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Com sua estrutura física, equipamentos modernos e corpo clínico especializado voltado exclusivamente para o atendimento ao trauma, o HUT tem conseguido realizar um atendimento com muito mais rapidez.

Hospital foi inaugurado há mais de oito anos / (Foto: Reprodução)
Hospital foi inaugurado há mais de oito anos / (Foto: Reprodução)

Com uma média de atendimento de seis mil pessoas por mês, os setores considerados críticos no HUT, que sofriam com a superlotação de pacientes clínicos, agora estão trabalhando com casos de alta complexidade e dentro das suas capacidades de atendimento.

De acordo com Dr. Gilberto Albuquerque, diretor geral do HUT, essa nova organização da rede de saúde da capital está fazendo com que a população tenha um atendimento mais justo e adequado às suas necessidades. “Estamos qualificando a assistência do HUT e priorizando os pacientes mais graves. Registramos uma queda de 27% no atendimento aos pacientes clínicos. Essa queda está fazendo com que o HUT possa salvar mais vidas”, explicou o diretor.

Marcos Patrício, de 17 anos, vítima de arma branca, deu entrada ontem no HUT às 22 horas. A mãe, Elisabeth Alves, disse que o filho foi imediatamente atendido e que esse novo fluxo melhorou muito o atendimento. “Já estive aqui outras vezes e agora estou achando muito melhor. Acho importante os casos mais graves terem prioridade. Meu filho fez cirurgia e agora vai só se recuperar”, comentou.

Elaborado pela extinta Fundação Hospitalar de Teresina (FHT), o novo fluxo tem como objetivo qualificar o atendimento de urgência e emergência na capital. Com isso o HUT passa a receber apenas pacientes referenciados ou encaminhados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Os casos de menor gravidade devem procurar os hospitais de bairro.

Pacientes referenciados são aqueles encaminhados por outro estabelecimento de saúde. Ao procurar atendimento em um hospital de menor porte o paciente é atendido e caso haja necessidade o médico entra em contato com a Central de Regulação de Leitos para solicitar a transferência para um hospital de alta complexidade de acordo com o caso.

Para o primeiro atendimento a população deve procurar os hospitais de bairro, de preferência o que fica mais perto de casa. A Prefeitura de Teresina possui hospitais nos seguintes bairros: Parque Piauí, Monte Castelo, Primavera, Matadouro, Santa Maria da Codipi, Satélite, Buenos Aires, Promorar e Dirceu. A população pode procurar atendimento também nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA´s) dos bairros Promorar e Renascença.


Margella Furtado