Menu
redacao@oitomeia.com.br
(86) 98119-5253    29/03/2024
Política

Firmino busca parceria alemã para implantar usina de energia solar em Teresina

Redação OitoMeia - 16 de maio de 2017 às 11:49

O uso de energias limpas é uma política que vem sendo difundida em vários países, e Teresina, com sua forte incidência de raios solares, deverá adotar em breve a energia solar para servir os prédios públicos municipais. O prefeito Firmino Filho vai à Brasília nesta quarta-feira (17) e terá reunião na Embaixada Alemã para buscar uma parceria visando a implementação de uma usina de energia solar na capital.

Prefeito Firmino Filho (Arquivo/PMT)

“Nosso compromisso na Embaixada Alemã versará sobre a questão da energia solar. Estamos buscando implementar na cidade de Teresina um projeto de uma usina de energia solar que venha a compensar a energia elétrica que é utilizada pela Prefeitura. Nós gastamos, só em prédios próprios, algo em torno de R$ 22 milhões por ano. Então, temos um mercado suficiente para ter uma geração de energia própria, no caso energia solar, que seria não apenas mais barata a médio e longo prazo, mas também mais sustentável”, explica Firmino.

A Alemanha é um dos países que mais vem se destacando nas pesquisas e utilização de energias renováveis, principalmente solar e eólica. Seu programa de energias renováveis é paradigma para todo o mundo. “Como não temos nenhuma outra cidade no Brasil que tenha tido uma iniciativa parecida, estamos buscando essa parceria no exterior para esse projeto, que é inovador em termos de Brasil”, afirma o prefeito.

O projeto prevê a construção de uma usina para a produção de energia solar, que será utilizada em todos os prédios públicos do município. Essa construção tanto poderá ser realizada com recursos oriundos de financiamento externo como poderá ser realizada por uma empresa alemã, que explorará o serviço por determinado período.


Redação OitoMeia