Menu
redacao@oitomeia.com.br
(86) 98119-5253    29/03/2024
Política

W.Dias diz que Congresso deve decidir sobre diminuição da bancada federal do Piauí

Redação OitoMeia - 7 de abril de 2017 às 13:48

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou na sessão da última quarta-feira (05/04) a proposta que altera a representação por estado na Câmara dos Deputados. O projeto visa a diminuição da bancada do Piauí que, caso seja aprovado, perderá duas vagas na Câmara Federal, ficando com oito deputados.

O deputado federal Silas Freire comentou sobre o projeto e disse ser favorável a uma redução geral no número dos parlamentares na Casa.

Deputado Silas Freire (Foto: Jéssica Kamila/ OitoMeia)

“Eu acho que nós temos muitos deputados, senadores, dava para diminuir. Tem muita gente lá sem fazer nada, muita quantidade e pouca qualidade. Agora se for para tirar do Piauí para dar para outros estados com argumentos não tão claros eu sou contrário. Sou favorável em diminuir a Câmara como um todo. Temos que discutir isso judicialmente, não é de hoje que querem tirar essas vagas do Piauí”, falou Silas Freire ao OitoMeia, durante evento na manhã desta sexta-feira (07/04).

O governador também falou a respeito e lembrou que o projeto já tinha sido debatido anos atrás. “Particularmente acho que há essa necessidade de alteração na Constituição. Eu estive no parlamento no período em que por uma decisão judicial não quiseram fazer a redução, era ilegal e na época chegamos a fazer um decreto legislativo e com isso a gente conseguiu barrar a redução pelo aspecto legal. Mas acho que é o parlamento legitimamente que deve tratar e discutir isso como um Poder independente”, disse o governador.

Nessa quinta-feira (06/04) deputado federal Átila Lira (PSB), representando a bancada piauiense, divulgou um vídeo nas redes sociais explicando sobre o projeto. Segundo ele, os senadores piauienses Ciro Nogueira (PP), Regina Sousa (PT) e Elmano Ferrer (PMDB) já estão procurando alterar o projeto para que o Piauí não perca vagas.

AFETA QUAIS ESTADOS?

No texto da matéria diz que sete estados brasileiros vão perder cadeiras de deputados no Congresso Nacional e outros sete irão ganhar. O Pará passaria a ter quatro deputados a mais; Amazonas e Minas Gerais ganhariam duas cadeiras cada; e o ganho de Bahia, Ceará, Santa Catarina e Rio Grande do Norte seria de um deputado. Já outros sete Estados teriam redução do número de deputados eleitos. Rio de Janeiro perderia três cadeiras; Rio Grande do Sul, Paraíba e Piauí, duas cadeiras cada; enquanto Paraná, Pernambuco e Alagoas ficariam com um deputado a menos.


Redação OitoMeia