Menu
redacao@oitomeia.com.br
(86) 98119-5253    29/03/2024
Polícia

Operação da PF prende ex-secretário de Cabral e dois empresários

Redação OitoMeia - 11 de abril de 2017 às 08:54
Secretário Estadual de Saúde do Rio, Sérgio Côrtes: MP investiga desperdício de medicamentos (Foto: Paulo Alvadia/ Agência O Dia)

A Polícia Federal (PF) cumpriu na manhã desta terça-feira (11/04) mandados de prisão e de busca e apreensão contra o ex-secretário de Saúde do Rio Sérgio Côrtes e os empresários Miguel Iskin, presidente da Oscar Iskin, uma das maiores distribuidoras de material médico, e de seu sócio, Gustavo Estellita Cavalcanti Pessoa. Os mandados fazem parte da nova fase da Operação Lava Jato no Rio, deflagrada nesta terça.

Côrtes foi secretário de Saúde de Sérgio Cabral entre 2007 e 2013 e foi preso em seu apartamento na Lagoa Rodrigo de Freitas. Os três serão encaminhados para a Superintendência da PF no Rio. A operação, batizada de Fatura Exposta, investiga fraudes em procedimentos licitatórios do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) e da Secretaria Estadual de Saúde.

Cerca de cem agentes da PF cumprem três mandados de prisão preventiva, vinte mandados de busca e apreensão e três mandados de condução coercitiva, na capital fluminense e nos municípios de Mangaratiba e Rio Bonito, no Estado do Rio. As ordens judiciais foram expedidas pelo juiz Marcelo Bretas, titular da 7ª Vara Federal Criminal do Rio.

De acordo com informações do jornal O Estado de S. Paulo, a operação tem base na delação do ex-subsecretário de Saúde Cesar Romero Viana Junior. Segundo seu depoimento, fraudes no fornecimento de próteses ao Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia levavam a propinas de até 10% do valores dos contratos. Cerca de 5% ficaria para Cabral e 2% para Côrtes.

Côrtes é um dos integrantes da famosa farra em Paris em que membros do governo de Sérgio Cabral dançaram com guardanapos na cabeça. Em novembro do ano passado, a coluna Radar registrou que ele havia decidido fazer um post moralista nas redes sociais.

Redação OitoMeia