Menu
redacao@oitomeia.com.br
(86) 98119-5253    28/03/2024
Polícia

Carnaval tem 1,8 mil PMs no Piauí, em meio a insegurança de prévias de Teresina

Edrian Santos - 8 de fevereiro de 2017 às 15:41

O grito de Carnaval já foi dado. As festividades estão a mil em Teresina e no interior. Além dos blocos, fantasias e companhias legais, a insegurança é outra preocupação dos foliões. Pensando nisso, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI) apresentou um esquema envolvendo todas as polícias do estado para que a folia tenha o máximo de tranquilidade no Piauí. O evento aconteceu ao meio dia desta quarta-feira (08/02), no quartel do comando geral da Polícia Militar, localizado no bairro Ilhotas, zona Sul da capital.

Esquema de segurança do Carnaval do Piauí foi apresentado nesta quarta-feira na pela SSP no quartel geral da Polícia Militar (Foto: Édrian Santos/OitoMeia)

O esquema de segurança foi dividido em duas partes, chamadas de Operação Corso 2017 (atividades específicas para a capital durante o corso) e Operação Carnaval 2017 (englobando, além de Teresina, 30 municípios onde têm os maiores carnavais). Em Teresina, durante as prévias, serão 14 eventos com a presença de 241 policiais militares (PMs), enquanto que, no corso, 709 homens serão escalados ao policiamento, além de dois bombeiros militares em cada posto da PM ao longo da Avenida Raul Lopes.

Leia também: 10 inscritos: exigências na inscrição do corso podem ter reduzido numero de caminhões

No interior, os 30 municípios selecionados receberão um reforço policial equivalente a 1530 PMs, totalizando em todo o estado 1808 agentes militares fazendo a segurança do Carnaval. Tropas de Teresina serão encaminhadas para ajudar essas cidades. De acordo com o esquema, a SSP vai fazer um investimento de cerca de R$ 300 mil para comprar as horas extras dos policiais militares, a fim de atingir o máximo de cobertura policial no Piauí.

Coronel Alberto Menezes, coordenador-geral de operações da PM, informa que cerca de R$ 300 mil será para comprar folgas de policiais (Foto: Édrian Santos/OitoMeia)

BOMBEIROS SÃO NOVIDADE NO CORSO

“Hoje nós estamos lançando o planejamento da Polícia Militar para o Carnaval como um todo. A novidade deste ano para o corso de Teresina, a pedido da COC [Comissão Organizadora do Carnaval], é que em cada plataforma elevatória da PM tivesse uma equipe do Corpo de Bombeiros para contenções imediatas de acidentes. Aos demais municípios, enviaremos um reforço financeiro para que o comandante da região compre as folgas dos policiais, sendo acrescentados junto à escala normal”, explica ao OitoMeia o coronel Alberto Menezes, coordenador-geral de operações da PM.

O coronel pede para os foliões traçarem um planejamento antes de cada festa. Pensar onde vai estacionar o carro, verificar o posicionamento dos policiais, tomar cuidado com a ingestão de bebidas alcoólicas e evitar sair sozinho estão no rol de cuidados que as pessoas devem tomar para ajudar no que diz respeito à segurança. “Nas festas, a maioria das pessoas são de bem, mas tem uma minoria que vai com outras intenções. A polícia estará lá para prevenir. No mais, sempre acionar a PM antes do fim de algum problema” completa o oficial.

INSEGURANÇA NA CAPITAL

O secretário Fábio Abreu, titular da SSP, informa que anualmente há planejamentos para qualificar a segurança no Piauí, durante o Carnaval. “As cidades onde acontece um Carnaval maior terão mais reforço no policiamento, tomando como exemplo Parnaíba, Luís Correia e Floriano. A questão principal é sobre o profissional, que vai receber a sua hora extra, a sua diária antecipadamente, além do local de acomodação desses policiais”, destaca à reportagem.

Fábio Abreu também comenta sobre alguns casos de violência em prévias carnavalescas que aconteceram recentemente em Teresina, de forma que a SSP previna novos casos. Dentre eles, destacam-se o assalto contra o jornalista Mariano Marques, esfaqueado e está hospitalizado, um tumulto envolvendo um policial militar do Maranhão, armado numa festa do Iate Clube, e um estupro contra uma mulher de 20 anos no “Bloquinho da Pink”, festa promovida pela boate Pink Elephant.

Fábio Abreu comenta sobre casos de violência em Teresina para que a SSP evite novas ocorrências (Foto: Édrian Santos/OitoMeia)

“Nós garantimos a segurança, mas é interessante ressaltar que o próprio cidadão tem que tomar algumas medidas num evento desse tipo. Estamos cobrando dos organizadores de eventos carnavalescos que tenham uma estrutura básica para abrigar os brincantes, como por exemplo, os banheiros. Isso é o que mais acarreta o afastamento de pessoas de um local onde há uma multidão e iluminação”, aconselha.

MAU EXEMPLO

O secretário explica mais sobre a conduta dos PMs em festas do tipo, mesmo quando não estão em seu horário de trabalho, dando o exemplo do PM maranhense, autuado em flagrante. “Não existe a possibilidade de proibir o policial de andar armado, a não ser que se mude a lei. Isso é algo que precisamos trabalhar em relação ao comportamento do PM em si. Isso servirá como exemplo aos policiais do Piauí para que tenham o comportamento adequado nas operações, pois a maioria estará trabalhando”, pondera ao OitoMeia.

A referência de Fábio Abreu é ao policial José Hilton Machado, que já responde pela Central de Flagrantes, em Teresina, e está sendo investigado pela Corregedoria da Polícia Militar do Maranhão, a fim de ser responsabilizado administrativamente pela corporação daquele estado. “Será feito um inquérito para, a partir daí, o presidente do inquérito tirar a conclusão de qual a penalidade ao policial militar do Maranhão em função ao comportamento que teve aqui no Iate”, finaliza.

POLÍCIA CIVIL

A Polícia Civil também se articula para garantir os trabalhos dos policiais nos plantões das delegacias de Teresina, em especial da Central de Flagrantes, a respeito do corso. Serão aproximadamente 50 policiais civis na Avenida Raul Lopes e imediações, além de reforços para o registro de boletins de ocorrências no 12º Distrito Policial (12º DP).

Delegado-geral Riedel Batista fala do reforço policial na Av. Raul Lopes e para registro de BOs (Foto: Édrian Santos/OitoMeia)

“O trabalho na capital vai se refletir no trabalho do Carnaval como um todo. Nós vamos deslocar algumas equipes em algumas cidades do Piauí, onde há maior aglomeração de foliões. Já no litoral, o reforço será com policiais da própria região de Parnaíba e Luís Correia”, diz Riedel Batista, delegado-geral da Polícia Civil do Piauí.

Edrian Santos