Menu
redacao@oitomeia.com.br
(86) 98119-5253    29/03/2024
Educação

Escola Municipal Machado de Assis estimula leitura entre estudantes

Redação OitoMeia - 24 de maio de 2017 às 12:54
Os fantoches são usados para contar as histórias também

As atividades envolvendo leitura já fazem parte das ações realizadas nas unidades de ensino municipais. Diversos projetos são desenvolvidos com crianças que incentivam o gosto pelos livros. Para intensificar as atividades de leitura, a Escola Municipal Machado de Assis, localizada na zona Sudeste de Teresina, está realizando o Projeto “Viajando no Mundo da Leitura”, envolvendo aproximadamente 515 estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. O projeto teve início neste mês de maio e será trabalhado durante todo o ano.

Hildaiane Alves da Costa, diretora da escola, conta que toda semana as crianças vão levar paradidáticos para casa, com uma atividade direcionada ao livro. Nas segundas-feiras as professoras voltam a fazer novamente a roda de leitura, para que os estudantes contem um pouco sobre a história lida em casa.

“O carrinho entra nas salas, sempre nas sextas- feiras, e as crianças escolhem os livros pra leitura. Cada sala tem seu cantinho da leitura, onde as professoras trabalham diariamente a leitura na rotina diária em sala de aula. Mensalmente é feita a culminância do Projeto, onde os alunos expõem as suas produções, fazem reconto e apresentações das histórias. Acreditamos que a leitura é uma viagem fantástica ao mundo do conhecimento, onde só você, que ler, tem a oportunidade de transcender”, comenta a diretora, que conclui com a frase da escritora Simone Drumond, “Ler é aprimorar saberes”.

Buscando despertar e aguçar nas crianças esse interesse, os professores utilizam a ludicidade como metodologia: se caracterizarem dos personagens e fazem apresentações teatrais de contos e fábulas que estão sendo estudados. Os fantoches são usados para contar as histórias também. E um dos projetos que vem fazendo sucesso é aquele onde o estudante leva o livro para casa em uma sexta-feira para ser lido com a família e devolve na segunda-feira, sempre com alguma atividade a ser realizada sobre o que foi lido. São recontos ou mesmo desenhos que são expostos no pátio ou sala de aula para que os demais colegas possam apreciar.


Redação OitoMeia