Menu
redacao@oitomeia.com.br
(86) 98119-5253    28/03/2024
Educação

Curso de Educação Física da Uespi lança aplicativo para calouros e veteranos

Redação OitoMeia - 25 de abril de 2017 às 13:26

Inovação e tecnologia são duas das principais características da sociedade digital. Pensando nisso, o curso de Licenciatura em Educação Física, da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), lançou, nessa segunda-feira (24/04), o aplicativo gratuito Ed. Física Uespi, para uso em dispositivos iOS e Android, com informações sobre a instituição e o curso. A plataforma foi criada com o intuito de garantir uma melhor comunicação com os alunos.

A ideia surgiu da necessidade acadêmica. O professor do curso Móises Mendes conta que todos os anos a coordenação produzia uma cartilha com informações sobre o regimento interno da Uespi, quadro de professores, administração superior, fluxograma da graduação e demais informações acadêmicas. “Os alunos recebiam o material impresso, mas, por vezes, não utilizavam, e ficavam questionando algumas informações que estavam lá. Para resolver esse problema, a coordenação resolveu criar o aplicativo Ed.Física Uespi”, explica Mendes.

Com o aplicativo, o discente tem acesso a todas as informações que estavam na cartilha pelo celular. De acordo com Móises Mendes, o APP foi criado pelo desenvolvedor de software Jardel Mardem, está em fase inicial e ainda passará por atualizações. “Queremos integrar a matrícula online da Uespi no APP”, conta Moisés.

Para o novo aluno do curso Marcelo Amorim, o aplicativo é bem prático. “Hoje, todo mundo tem um smartphone, qualquer dúvida pode olhar o aplicativo. O que ainda falta é questão da matrícula. Mas em relação às outras informações de professores, carga horária, ele satisfaz as necessidades. É um aplicativo muito bom”, disse o calouro.

No universo de conectados pelos celulares, os jovens são a maioria.  Segundo uma pesquisa realizada em 2016 pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), 83% dos jovens utilizam celular. No Curso de Educação Física da Uespi, a maior parte dos alunos é de jovens, que está imersa no mundo conectado.

Para o aluno Mateus Rabelo, a substituição da cartilha pelo aplicativo foi algo positivo para calouros e veteranos do curso de Educação Física Ele é um dos que vive conectado no celular. O estudande, que acompanhou a mudança da cartilha para o APP, destaca que foi uma transformação necessária.

“A tecnologia está cada vez mais presente em nossa vida, e o aplicativo veio para facilitar a vida dos calouros”, afirma Mateus. O aluno acrescenta que a ferramenta vai fazer com que os calouros possam conhecer melhor a Uespi e o curso. “Coisa que eu e meus colegas não tivemos.  A cartilha tinha as informações, mas não explicava e a gente não ligava muito para ela. O APP estando no celular, que é uma coisa que estamos sempre em contato, é muito bom para os calouros e veteranos”, finaliza Rabelo.

O aplicativo está disponível no Apple Store e  Playstore para dispositivos iOS  e Android.


Redação OitoMeia

Leia também