Educação

Ano letivo está previsto para começar no dia 7 de fevereiro na rede pública do Piauí

A Seduc deve fazer a solenidade de início do período letivo, programado para o dia 07 de fevereiro, durante a inauguração do Centro Estadual de Educação Profissional José Pacifico de Moura Neto

02/01/2017 - Atualizado em: 02/01/2017, 19:04 Publicado por: Sávia Barreto

Ano letivo está previsto para começar no dia 7 de fevereiroNo dia 7 de fevereiro está programada a inauguração do Centro Estadual de Educação Profissional José Pacifico de Moura Neto

A Seduc deve fazer a solenidade de início do período letivo, programado para o dia 07 de fevereiro, durante a inauguração do Centro Estadual de Educação Profissional José Pacifico de Moura Neto, no bairro Dirceu Arcoverde. A escola é um complexo de grande porte, construído no padrão do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Estudantes de escolas públicas exibem Passe Livre(Foto:Divulgação Seduc)

Estudantes de escolas públicas exibem Passe Livre (Foto:Divulgação Seduc)

A unidade possui oito salas de aula, seis laboratórios, quadra coberta, auditório com mais de cem lugares, biblioteca, área de convivência e refeitório.A escola, instalada na região do Grande Dirceu, vai atender a demanda de toda a região. É a segunda deste porte inaugurada no Estado. A primeira foi entregue no início de dezembro de 2016, na cidade de Esperantina.

Certificação

Para este ano, o Ensino de Jovens e Adultos (EJA) vai ser a única forma de garantir a certificação de conclusão do ensino fundamental e médio, que também poderia ser feito por meio do Enem. A certificação será feita na modalidade do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), no qual os alunos inscritos podem estudar em casa, tirar duvidas com professores e realizar o exame na data programada.O EJA também será a principal modalidade para estudantes que largaram os estudos retornarem às aulas para concluir o ensino médio e fundamental em menor tempo que o ensino regular. A modalidade também receberá os alunos da alfabetização de adultos. A Seduc espera conseguir 50 mil matrículas nesta última modalidade.

MATRÍCULAS

Estudantes de escolas públicas exibem Passe Livre (Foto:Divulgação Seduc)O período de matrículas nas escolas da Rede Estadual de Ensino começou nesta segunda (2) e vai até o dia 13 de janeiro.

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) haverá vagas para todas as modalidades de ensino: regular do Fundamental ao Médio, Profissionalizante e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Até o dia 6 devem fazer as matrículas os alunos que já fazem parte da rede, por meio de renovação, transferência ou remanejamento. Os novos alunos, que realizaram ou não a pré-matrícula online, fazem a matrícula entre os dias 09 e 13. Todos os alunos devem fazer o procedimento diretamente na escola em que irão estudar. Para efetuar a matrícula, é preciso apresentar os seguintes documentos:

– Ensino Fundamental:

Histórico escolar original, quando for o caso; 02 (duas) fotos tamanhos 3×4, Comprovante de residência.

-Ensino Médio

Cópia de documentos de identificação (Carteira de Identidade, CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento); Certificado de conclusão e Histórico Escolar do Ensino Fundamental;Histórico escolar original, quando for o caso; Cópia do título de eleitor, quando maiores de 18 (dezoito) anos; 02 (duas) fotos tamanhos 3×4. Comprovante de residência

– Ensino Profissional:

Cópia de documentos de identificação (Carteira de Identidade, CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento); Cópia do Certificado de Reservista, para alunos do sexo masculino entre 18 (dezoito) e 45 (quarenta e cinco) anos; Certificado de conclusão e Histórico escolar do Ensino Fundamental;Histórico escolar original, quando for o caso; Cópia do título de eleitor, quando maiores de 18 (dezoito) anos; 02 (duas) fotos tamanho 3×4.

– Ensino Fundamental E Médio Modalidade EJA (Presencial):

Cópia de documentos de identificação (Carteira de Identidade, CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento); Cópia do Certificado de Reservista, para alunos do sexo masculino entre 18 (dezoito) e 45 (quarenta e cinco) anos; Certificado de conclusão e Histórico escolar do Ensino Fundamental; Histórico escolar original, quando for o caso; Cópia do título de eleitor, quando maiores de 18 (dezoito) anos.

Proeja com o programa de educação com mediação tecnológica (Canal Educação):

Cópia de documentos de identificação (Carteira de Identidade, CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento); Certificado de conclusão e Histórico escolar da 1ª Série do Ensino Médio; Histórico escolar original, quando for o caso; Cópia do título de eleitor, quando maiores de 18 (dezoito) anos.

comentários