Menu
redacao@oitomeia.com.br
(86) 98119-5253    28/03/2024
Notícias

Marque na agenda: 25/05; quarta-feira. Confira os principais acontecimentos do dia

Redação OitoMeia - 25 de maio de 2017 às 08:15

17º pedido de impeachment

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Lamachia, marcou para hoje a entrega da denúncia com o pedido formal de impeachment contra o presidente Michel Temer.

O documento, endossado por representantes da entidade em 24 estados e o DF, será juntado a outros 16 pedidos de impeachment que já foram protocolados na Câmara

A OAB identificou crime de responsabilidade ‘indiscutível’ em dois trechos da conversa entre Temer e o dono da JBS, Joesley Batista

Caberá ao presidente da Câmara decidir se aceita ou não os pedidos para abrir o processo que pode tirar Temer do poder. Ontem, Rodrigo Maia afirmou que é preciso ter paciência e que a decisão não será tomada ‘da noite para o dia’

Militares nas ruas

Ontem à noite, o caos que se instalou em Brasília mais cedo deu lugar à presença de homens do Exército nas ruas. A Esplanada dos Ministérios foi cercada pelos militares.

O presidente Temer decretou o uso das Forças Armadas nas ruas da capital por uma semana para “garantir manifestação pacífica”

Foram 7 presos, 49 feridos e um rastro de depredações de prédios públicos e de estruturas que compõem a Esplanada e incêndio na área interna dos ministérios da Agricultura

Mais reunião com aliados

Na agenda do presidente, a quinta-feira será de mais reuniões com a base governista para enfrentar a resistência da oposição no Congresso. De manhã, Temer se reúne no Planalto com os ministros Eliseu Padilha, da Casa Civil; Moreira Franco, da Secretaria Geral; e Sérgio Etchegoyen, do Gabinete de Segurança Institucional.

Trump na Otan

Após visitar o papa Francisco no Vaticano, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está em Bruxelas, na Bélgica, para participar de um jantar com líderes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Ele também já passou pela Arábia Saudita, Israel e Cisjordânia.

Cinema

Neste final de semana, voltam aos cinemas os piratas mais famosos de Hollywood. A franquia “Piratas do Caribe” chega ao seu 5º filme, mais uma vez com Johnny Depp no comando da embarcação. Também chegam às telonas dois filmes nacionais. “Real – O plano por trás da história”, que retrata a criação da moeda usada no Brasil; e “Comeback: Um matador nunca se aposenta”, com o ator Nelson Xavier em seu último papel.

Maio Amarelo 

Ainda como parte da programação hoje (25/05), a Caravana Maio Amarelo vai realizar uma atividade com os servidores do HGV, com uma palestra do Dr. Daniel França. Na terça (30), a Caravana irá realizar uma ação educativa no pátio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), que tem como meta chamar a atenção dos servidores para um melhor comportamento no trânsito.

Roda de conversa 

Centro de Referência em Direitos Humanos de Teresina realiza hoje (25/05) uma roda de conversa que reunirá a população LGBT, profissionais da Liga LGBT da UESPI, a Comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia 21ª região e CMLGBT. O evento acontece às 9h, no Auditório do CENAJUS, localizado no centro de Teresina.

Segurança nos presídios 

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) realiza, nesta quinta-feira (25/5) e sexta-feira (26/05), as reuniões de monitoramento, avaliação e proposição de metas para o sistema prisional do Estado.

Proposta inédita 

Com o tema “Canto de Poesia”, a Universidade Estadual do Piauí realizará o 1º Sarau da Uespi. O evento tem como intenção promover atividades culturais, recitais, poesias, músicas e homenagens em clima de diversão e informalidade, na quinta-feira, (25/05), às 16h, na Praça Francisca Trindade, no Campus Poeta Torquato Neto, em Teresina.

Transito nas escolas 

Aprender a importância de respeitar as leis de trânsito. Pensando nisso, a Escola Piauiense de Trânsito (EPT) realiza, nesta quinta-feira (25/05), às 10h, uma palestra educativa na Unidade Escolar Professor Joca Vieira, localizada no bairro São Cristovão. Os educadores também montarão um circuito simulando o trânsito, com placas de sinalização, semáforos e faixas de pedestre para que os alunos coloquem em prática as noções de trânsito seguro.


Redação OitoMeia