Menu
redacao@oitomeia.com.br
(86) 98119-5253    28/03/2024
Política

Vereador Dudu critica reforma na educação e alerta para redução de inscritos no Enem

Margella Furtado - 24 de maio de 2017 às 09:33

Nesta terça-feira (23/05), durante a sessão na Câmara Municipal, o vereador Edilberto Borges, o Dudu (PT), usou a tribuna para tratar sobre a educação no Brasil, destacando que na edição 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) houve uma redução no número de inscritos.

Vereador Dudu (PT) / (Foto: Divulgação)

Segundo um balanço parcial divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), existem pouco mais de seis milhões de alunos inscritos este ano no Enem. Ano passado foram mais de nove milhões. De acordo com o parlamentar, os políticos apresentam todos os anos um discurso de apoio à educação, mas isso não acontece na prática.

“É preocupante você perceber, em menos de um ano, essa redução de inscritos no Enem. Principalmente quando os políticos afirmam em seus discursos que a educação é a principal saída para o bem do povo. Cerca de três milhões de brasileiros deixaram de se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio em um ano. Essa redução significa que um Piauí inteiro não se inscreveu”, afirmou Dudu.

O vereador também criticou a reforma do Ensino Médio, promovida pelo governo do presidente Michel Temer. “Fizeram a reforma do Ensino Médio por decreto e a caixa de ressonância dessa reforma é o não acesso à realização do Enem”, destacou Dudu, que apresentou um indicador que aponta que em 2014 mais de 8 milhões de jovens e adultos se inscreveram para o ENEM.

Em 2015 foram cerca de 9 milhões e neste ano apenas 6 milhões fizeram inscrição. O vereador finaliza destacando o sucateamento da educação no país. “Isso é um reflexo de que o povo está contra toda as reformas que este governo implementou na nação. O povo pobre do Brasil não encontra mais nem na educação um pilar para que ela possa tocar a sua vida. A nossa educação está sendo sucateada para que possa ser passada para o setor privado, agravando ainda mais nossa situação”, concluiu Dudu.


Margella Furtado