Menu
redacao@oitomeia.com.br
(86) 98119-5253    28/03/2024
Notícias

Governador discute abastecimento de água com gestores da Aegea

Salomão Prado - 24 de maio de 2017 às 18:14

O governador Wellington Dias recebeu, na manhã desta quarta (24), o presidente, diretores da Aegea Saneamento para tratar sobre os primeiros passos que a empresa vencedora do processo licitatório de subconcessão dos serviços de água e esgotos de Teresina, feitos ainda pela Águas e Esgotos do Piauí S/A (Agespisa). O encontro ocorrido no Palácio de Karnak contou com a presença dos gestores estaduais envolvidos no processo de visa consolidar o novo sistema de abastecimento de águas e esgotos da capital.

Segundo o governador Wellington Dias, todo esse processo está sendo feito por um grupo de trabalho formado por todos os órgãos que atuam com ações nessa área de recursos hídricos, de abastecimento de água. “Tudo isso para que tenhamos no segundo semestre de 2017 um melhor atendimento na questão do abastecimento de água no Piauí, em especial na sua capital”, destacou Dias, afirmando que o foco do Estado é diagnosticar o que precisa ser feito de forma mais urgente para encontrar as soluções e garantir a implantação de sistema que atenda a população de forma satisfatória.

O presidente da Eagea, Hamilton Amadeo, relatou sobre os passos da empresa. “Estamos comprometidos como esse plano que o governador Wellington Dias possui para levar, em um menor espaço de tempo, a universalização dos serviços de água e esgotos para a capital. Estamos aqui hoje porque queremos reafirmar esse comprometimento e informar a ele sobre os primeiros passos que daremos para que a falta de água na cidade seja eliminada, bem como resolver os problemas na área de esgotos”, disse Hamilton Amadeo, declarando que entre as primeiras medidas da Eagea será trabalhar nos 15 bairros que mais sofrem com a falta de água em Teresina.

Dentre as empresas envolvidas nesse processo está a Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi). Conforme o Diretor-presidente Ricardo Pontes, o papel da Emgerpi é ajudar a direção da Agespisa no que se refere a tratar sobre o seu passivo e contencioso. Pontes contou que em breve a Emgerpi irá receber os empregados da Agespisa, mas ele explica que todos os diretos trabalhistas de cada funcionário serão assegurados.

“Estamos estudando há algum tempo e nos preparando para quando a mudança acontecer. Nos últimos dias estamos trabalhando e discutindo com a diretoria da Agespisa como se dará a recolocação desses funcionários, incluindo o programa de incentivo à aposentadoria para aqueles que desejarem se desligar, analisar os perfis dos empregados para que possamos, através dessa análise, redistribuí-los seja na própria Agespisa, no Instituto de Águas ou nas demais áreas da gestão estadual”, finalizou Pontes.

Também participaram da reunião reunião o presidente da Agespisa, Emanoel Bonfim, presidente do Iaespi, Dr. Francisco Costa, a superintendente da Suparc, Viviane Moura, secretário de administração, Franzé Silva, secretário de Fazenda, Rafael Fonteles, diretores operacional da Egea, José João, o diretor regional, Renato Medicis e o diretor presidente das Águas de Teresina, Italo Joffily.


Salomão Prado