Menu
redacao@oitomeia.com.br
(86) 98119-5253    29/03/2024
Notícias

Escola e família: união que fortalece laços na educação das crianças

Redação OitoMeia - 28 de abril de 2017 às 19:08

Considerando que a escola é uma extensão do lar, manter a proximidade com a família vem fazendo uma diferença enorme. E a participação dos pais nas Escolas da Rede Municipal de Ensino tem gerado resultados positivos em atividades promovidas pelos professores.

O objetivo principal é fazer com que os pais se aproximem mais da escola, de forma que o professor possa conhecer suas expectativas em relação ao trabalho dele, e a família saiba exatamente como é o dia a dia da criança na escola, sabendo como ela se relaciona com o professor e os colegas.

No Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Maria Amélia Freitas Mendes de Oliveira a presença massiva dos pais de crianças em reuniões para apresentar as habilidades que as crianças precisam adquirir até o final do ano está gerando bons resultados. Os pais também estão participando de atividades pedagógicas, com orientação de como ensinarem as tarefas de casa para os filhos.

De acordo com a professora Conceição de Maria Gonçalves Santana, diretora do Cmei Maria Amélia, essa aproximação entre a família e a escola ajuda a melhorar a qualidade do ensino. “Quando os responsáveis pela criança frequentam as reuniões de pais e mestres e mantém um diálogo constante com os profissionais que cuidam da educação do seu filho, conseguem esclarecer todas as dúvidas, e portanto, sentem-se mais seguros”, comenta

As Escolas Municipais Galileu Velo e Professor José Camillo da Silveira Filho realizaram a reunião com os pais de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. O tema principal foi o compromisso com a educação das crianças, tanto por parte da escola quanto dos pais.

Na ocasião foram realizadas várias dinâmicas onde cada pai expunha sua ideia e expectativa com relação à escola. Também foram abordados temas sobre intervenções pedagógicas, assiduidade dos alunos, projetos executados pela escola e a parceria escola e família.

“Quando a família e a escola estão juntas com o mesmo objetivo tudo fica mais fácil. Ao estar presente em todos os momentos, auxiliando e verificando as atividades dos alunos e se aproximando dos professores, os pais demonstram o quanto eles se importam com a educação do filho, dando outro conceito sobre a educação da escola. Aproximar família e escola é o melhor caminho para se conquistar uma educação de qualidade”, finaliza Renato Silva, diretor da Escola Municipal Camillo Filho.

 


Redação OitoMeia