Menu
redacao@oitomeia.com.br
(86) 98119-5253    28/03/2024
Notícias

Teresina Participativa discute PPA e revisão do Plano Diretor

Salomão Prado - 27 de março de 2017 às 17:33

Construir a Teresina que queremos e que precisamos. Com esse objetivo, a Prefeitura de Teresina discutirá junto com a população o Plano Plurianual 2018-2021 e a revisão do Plano Diretor. O pontapé inicial dos debates será dado no dia 26 de abril, quando começa o Fórum Teresina Participativa.

Durante o Fórum, a população vai conhecer o que a administração municipal vem planejando para a cidade, o resultado do “Toró de ideias” e dos debates organizados pelas entidades comunitárias. Todas as discussões acontecem com base nas diretrizes da Agenda 2030: inclusão social, qualidade de vida, sustentabilidade ambiental, produtividade econômica e governança.

“O Fórum é o momento em que vamos apresentar as ações da administração municipal e as propostas e soluções que estão sendo discutidas com associações e entidades. E o mais importante é que vamos também ouvir a população, as suas demandas e discutir com ela as propostas de acordo com cada um dos eixos da Agenda 2030. Essa participação da população é de extrema importância para construirmos uma Teresina cada vez melhor”, afirma o secretário municipal de planejamento, Washington Bonfim.

A participação da população na elaboração do PPA e da revisão do Plano Diretor acontecerá também através da internet, por meio da plataforma digital Colab. No Fórum Teresina Participativa, a ferramenta será lançada e ficará disponível por 30 dias para que a população possa responder um questionário interativo sobre os eixos discutidos.

“A internet nos permite uma maior abrangência na recepção de demandas e anseios. Tivemos uma experiência exitosa há dois anos quando lançamos o Teresina e-você e conseguimos engajar mais de 40 mil pessoas. Agora, na discussão do Plano Diretor e do PPA, esperamos trazer a população para o debate, de modo que ela possa nos ajudar a construir uma Teresina cada vez melhor”, ressalta.

As respostas do questionário serão avaliadas pelo Comitê Gestor, formado por técnicos da Prefeitura de Teresina, e pela Comissão de Acompanhamento da Revisão do Plano Diretor, formada por representantes da sociedade civil. Elas servirão de base para a Minuta do Projeto de Lei que será referendada pela população antes de ser encaminhada para votação na Câmara Municipal de Teresina.

“Todo o processo de discussão do Plano Diretor está sendo construído junto com os teresinenses. Antes de ele ser enviado para Câmara, teremos um segundo evento em que a população vai validá-lo”, finaliza Washington Bonfim, referindo ao evento que acontecerá no dia 29 de agosto quando as propostas serão validadas pela população.

O Fórum Teresina Participativa, pontapé inicial para as discussões do Plano Diretor e da revisão do PPA, acontecem entre os dias 26 e 28 de abril, na Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI).


Salomão Prado