Menu
redacao@oitomeia.com.br
(86) 98119-5253    28/03/2024
Tecnologia

Deixar carregador do celular na tomada pode incendiar a sua casa?

Margella Furtado - 21 de março de 2017 às 09:11

Vamos ser sinceros: você se preocupa em retirar o carregador do celular da tomada após a carga ser completa? Vira e mexe o boato de que um carregador deixado largado em uma tomada causou incêndio em uma residência pinta no WhatsApp. Isso é uma realidade ou paranoia exagerada?Dois especialistas explicam para entender melhor a questão. A resposta não é definitiva. Na verdade, dependerá muito do carregador que você usa no seu celular – o ideal é sempre optar por originais ou ao menos homologados pela Anatel.A história é mais boato. Isso pode acontecer se for carregador pirata. O carregador original só fornece energia se está conectado, os outros não têm nenhuma proteção” João Carlos Lopes Fernandes é professor de engenharia elétrica e de computação do Instituto Mauá de Tecnologia. Ele diz que os carregadores piratas são perigosos até se há pessoas na residência e que esse tipo de problema é “mais comum do que o normal”.

Carregadores piratas são perigosos até se há pessoas na residência / (Foto: Reprodução)

Em suma, alguns desses carregadores não entendem que não há um dispositivo conectado e continuam consumindo corrente elétrica – algo que não ocorre nos originais, a não ser que haja uma luz LED no carregador.Rede elétrica da sua casa também pode ser vilã

Antonio Carlos Gianoto, professor do departamento de engenharia elétrica da FEI, também acha que é boato a história de que um carregador original pode incendiar sua casa. Ele alerta, no entanto, contra possíveis problemas na rede elétrica da casa que possam ocasionar incêndios.

“Precisa ver as condições, tem muita residência detonada. Mas a chance de entrar em curto é pequena. O carregador ligado na tomada sem celular conectado é como se você tivesse um interruptor sem a lâmpada. Não vai haver consumo de corrente. Se houver, não foi ele que provocou. Uma oscilação na rede elétrica é mais provável”, afirma.

Original ou pirata? Deixe sempre fora da tomada

Mesmo com a probabilidade pequena de acidentes ocorrerem com carregadores originais, a dica dos dois especialistas é a mesma: sempre retire o carregador da tomada após encerrado o uso. Isso vale tanto para o risco de um raio atingir a rede elétrica da casa e gerar um curto como por uma precaução mesmo.

“O recomendado é mesmo sendo original deixar fora da tomada. E evitar o máximo os carregadores piratas. Isso é risco de vida, risco de perder o aparelho. Aquele de carro pode até complicar a parte elétrica do carro. A cara dele pode ser igual, mas o que ele faz não é”, avisa o professor João Carlos.

A gente sabe que o preço dos carregadores originais é absurdo e até já comentamos sobre isso. Mas às vezes vale investir um pouco mais em prol de sua segurança.


Margella Furtado