Menu
redacao@oitomeia.com.br
(86) 98119-5253    28/03/2024
Notícias

Prefeitura aumentará em 72% valor de aluguel social para famílias atingidas pelas chuvas

Margella Furtado - 20 de fevereiro de 2017 às 12:05

A Prefeitura de Teresina enviará Projeto de Lei à Câmara Municipal de Teresina (CMT), que aumentará o valor do benefício concedido em 72%, para as famílias em situação de vulnerabilidade social, pertencentes ao programa “Cidade Solidária”, através da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (SEMTCAS). O valor, que é de R$ 180, terá um salto para R$ 250. O benefício é concedido através do programa, para as famílias que perderam suas moradias, principalmente por conta das chuvas.

O prefeito Firmino Filho destacou que o reajuste no valor é importante para dar uma segurança maior às famílias, nesse momento delicado. “Estamos nos esforçando, dia após dia, para que as famílias tenham suas vidas de volta à normalidade, o mais rápido o possível. Nossas equipes têm se esforçado para garantir um atendimento mais célere para as famílias e minimizar os prejuízos”, comentou o prefeito.

A decisão veio após a formação de uma comissão formada pela SEMTCAS, Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) e representantes da Defesa Civil, que compõem o fluxo de atendimento às famílias atingidas pela chuva, a começar pela Defesa Civil. A comissão tratou de dar mais celeridade ao atendimento às vítimas. Equipes da Prefeitura estão monitorando o aparecimento de novos casos, devido às últimas semanas com chuvas intensas. “Ficamos muito felizes em termos conseguido atingir esse objetivo. Esse é um momento de delicado para as famílias e elas sabem que conseguirão o amparo da Prefeitura. Ficamos felizes com mais essa conquista”, comentou o secretário da Semtcas, Samuel Silveira.

Atualmente, 44 famílias são atendidas pelas duas principais modalidades do programa. “Destas, dez foram cadastradas ainda este ano, por conta da temporada chuvosa na capital”, explica Selene dos Santos, chefe de Divisão de Articulação da rede socioassistencial da Gerência de Proteção Social Básica (GPSB), da SEMTCAS.

O “Cidade Solidária” é um programa executado pela SEMTCAS desde 2013 e vem ajudando famílias a se reerguerem. Possui duas modalidades principais de atendimento: o “Residência Solidária”, em que a Prefeitura concede o benefício para que famílias que tenham perdido suas moradias, consigam sustentar outro local. Já no “Família Solidária”, a família desabrigada é acolhida por algum familiar ou família amiga que queira recebê-la. Esta família recebe benefício de igual valor. A terceira modalidade é o recebimento de cestas básicas e kits de acolhimento, o que também é ofertado nas duas primeiras modalidades.


Margella Furtado