Menu
redacao@oitomeia.com.br
(86) 98119-5253    28/03/2024
Notícias

Defensoria inicia votação para defensor público geral

Margella Furtado - 20 de fevereiro de 2017 às 10:27

A Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE-PI) iniciou, às 8h desta segunda-feira (20), a eleição para formação da lista tríplice com os candidatos ao cargo de defensor público geral, para o biênio 2017-2019. O processo está sendo conduzido pela comissão eleitoral instituída pelo Conselho Superior da DPE-PI, presidida pelo defensor público Roberto Gonçalves de Freitas Filho. A eleição segue até as 15h, no Núcleo Central da Defensoria Pública do Estado do Piauí, localizado à Rua Nogueira Tapety, nº 138, Bairro dos Noivos, em Teresina.

Os defensores Reginaldo Moreira, Hildeth Evangelista e Ulisses Brasil concorrem ao cargo / (Foto:Lázaro Lemos)

São candidatos ao cargo de defensor público geral os defensores públicos abaixo discriminados, com os seus respectivos números para votação em urna eletrônica cedida pelo TRE:

10 – Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes20 – Reginaldo Correia Moreira30 – Ulisses Brasil Lustosa

Para o presidente da comissão eleitoral, a expectativa em relação ao pleito é a melhor possível. “Felizmente o processo eleitoral iniciou sem nenhuma alteração, com todo o procedimento de conferência de iniciação da urna eletrônica. Foi impressa a zerésima à vista de todos, com a presença de testemunhas e defensores já aptos a votar. Todo o procedimento burocrático da abertura da urna transcorreu sem qualquer problema, sem nenhum reparo ou observação. O processo está agora fluindo e estamos no aguardo dos colegas defensores para comparecerem e exercerem o seu dever”, informou Roberto Gonçalves de Freitas Filho, acrescentando ainda que a apuração será feita imediatamente após o encerramento da votação.

A mesa receptora e apuradora é constituída por três membros, os servidores Maria Rosilene Inácio de Oliveira, Mário José Nogueira Barros e Raissa Lacerda da Silva. O processo eleitoral está sendo realizado em urna eletrônica cedida pelo Tribunal Regional Eleitoral, contendo os nomes e números de todos os concorrentes.

Logo após encerrados os trabalhos de apuração, a comissão eleitoral proclamará, imediatamente, os resultados e lavrará a respectiva ata, remetendo cópia ao defensor público geral em exercício, Erisvaldo Marques dos Reis, e ao Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado do Piauí.

A lista tríplice será encaminhada ao governador Wellington Dias até o dia 02 de março de 2017, que por sua vez terá o prazo de quinze dias para a nomeação do novo defensor público geral.

O novo defensor geral tomará posse no primeiro dia subseqüente ao término do atual mandato, perante o Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado do Piauí.


Margella Furtado