Menu
redacao@oitomeia.com.br
(86) 98119-5253    29/03/2024
Notícias

Maternidade Evangelina Rosa deve ganhar biblioteca

Salomão Prado - 15 de fevereiro de 2017 às 14:34

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e a Maternidade Dona Evangelina Rosa estreitaram laços em reunião, nesta terça-feira (14), realizada na instituição de saúde. No encontro, os representantes dos órgãos discutiram sobre projetos a serem realizados na maternidade, como a instalação de uma biblioteca que ficaria à disposição tanto dos estudantes de cursos de saúde que lá atuam quanto das gestantes atendidas.

Direção da Evangelina Rosa e reitoria da Uespi tratam de parceria para implantação de biblioteca

A atuação das universidades também foi ponto debatido no encontro. De acordo com os representantes da maternidade, a presença da Uespi e de outras instituições, por meio das residências, é fundamental para o bom atendimento ao público. A reunião contou com a presença do reitor Nouga Cardoso; da vice-reitora Bárbara Melo; do diretor-geral da maternidade, José Brito; além de pró-reitores da Uespi e outros representantes da Evangelina Rosa.

“Tem sido grande a contribuição da maternidade para a formação acadêmica dos nossos estudantes, tem sido rica essa parceria e importantes os resultados que a maternidade tem produzido por essa via acadêmica. Aqui
não é só lugar onde se faz parto, mas também é uma instituição que muito contribui no desenvolvimento da assistência à saúde no Piauí e no Brasil”, relatou o reitor Nouga Cardoso, assegurando que, além da biblioteca, virão outros projetos frutos da parceria, que serão importantes para ambas as instituições.

“Nossa visita foi para fortalecer essa parceria de muitos anos. A maternidade é um centro de referência em todo o Nordeste, tanto no atendimento quanto como hospital escola. Estamos aqui para demonstrar nossa gratidão e fortalecer os vínculos deste acordo de cooperação técnica. Temos a possibilidade de criação de biblioteca não só para os acadêmicos e pós-graduandos, mas também para atender as mães, que muitas vezes passam longos períodos aqui quando tem partos prematuros”, esclareceu a vice-reitora Bárbara Melo.

Para o diretor da maternidade, José Brito, a visita foi proveitosa. “Abre canal de entendimento para haver melhor intercâmbio entra e a Uespi e a maternidade. Já temos alguns espaços que são alocados para desenvolvimento das atividades da Uespi, tanto no período de graduação como na pós-graduação, e a biblioteca vem abrir um mundo para o conhecimento dos alunos que chegarão por aqui”, afirmou Brito.


Salomão Prado