Menu
redacao@oitomeia.com.br
(86) 98119-5253    29/03/2024
Notícias

Mais de 110 mil respostas em consulta sobre mudanças no Enem: veja as propostas

Edrian Santos - 21 de janeiro de 2017 às 13:28

O governo Federal afirma que a consulta pública que avalia mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já teve 110 mil respostas em 48 horas.

O Ministério da Educação (MEC) abriu, na última quarta-feira (18/01), a consulta pública. O documento está no site www.inep.gov.br e fica disponível até o dia 10 de fevereiro. Ainda em fevereiro, o governo pretende publicar o edital do exame 2017. Para ter acesso é necessário preencher o formulário com nome completo, e-mail e CPF.

Ainda em fevereiro, o governo pretende publicar o edital do exame 2017 (Foto: Reprodução Estado de Minas)
Ainda em fevereiro, o governo pretende publicar o edital do exame 2017 (Foto: Reprodução Estado de Minas)

São três perguntas objetivas que abordam as alternativas de mudanças no exame. A primeira pede que o participante escolha entre o formato atual de provas em dois dias ou a redução das questões para uma jornada. Segundo ministro da Educação, Mendonça Filho, essa pergunta está sendo feita porque a mudança poderia gerar economia para a pasta.

“Uma aplicação de um único dia tem custo reduzido de um dia em segurança e volume de papel, por exemplo, uma vez que a prova terá que ser menor”, afirma Mendonça Filho.

A presidente do Inep afirmou que o instituto fez um estudo sob encomenda do ministério e técnicos e especialistas contratados relataram que é possível garantir a qualidade do exame mesmo se realizado em dia único. Segundo o ministro, após os resultados da consulta pública, é possível que o Enem 2017 fique concentrado em uma jornada.

Sobre boatos que circularam nas redes sociais com relação à eliminação da redação em um novo formato do exame, o ministro da Educação declarou que isso não irá acontecer. “É uma mentira isso de que possivelmente não haverá redação”, diz. “Nenhum conteúdo será desprezado. Será garantido o equilíbrio técnico”, declara Mendonça Filho sobre a possibilidade de redução das provas do Enem para realização em dia único.

USO DE COMPUTADOR

A segunda questão da consulta é sobre a possibilidade de aplicação da prova por computador. Mesmo que aprovada, o ministério não prevê essa mudança antes de 2018 porque haveria demanda de infraestrutura e modificação no sistema para garantir a segurança do Enem.

Além dessas há uma questão discursiva na qual o participante pode dar suas sugestões para aprimoramento do exame. Para a secretária executiva do ministério, Maria Helena Castro, no final de 2017 o país terá uma nova base curricular comum e o Enem deverá ser adaptado gradualmente a essas mudanças, inclusive segundo ela, em vistas da aprovação da reforma do ensino médio.

A única modificação já confirmada pelo governo para o Enem 2017 é eliminar a função de certificação de conclusão do Ensino Médio. A partir deste ano, pessoas maiores de 18 anos que não terminaram o Ensino Médio na idade regular deverão fazer o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).


Edrian Santos