Menu
redacao@oitomeia.com.br
(86) 98119-5253    28/03/2024
Notícias

Caixa pode liberar saques de contas inativas do FGTS a partir de março

Edrian Santos - 21 de janeiro de 2017 às 13:10

Os saques das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) devem começar a ser liberados pela Caixa Econômica Federal a partir de março. A ideia, a princípio, é que o cronograma se estenda até julho. O calendário final, porém, ainda está sendo debatido por técnicos do banco.

Caixa quer estabelecer limites aos saques (Foto: Reprodução Globo.com)
Caixa quer estabelecer limites aos saques (Foto: Reprodução Globo.com)

O governo gostaria que a programação fosse iniciada já em fevereiro, mas a Caixa tem argumentado que precisa de mais tempo para se estruturar a fim de atender a demanda, que se imagina grande.

LIMITE NOS SAQUES

O banco estatal, que faz a gestão dos recursos do FGTS, apoiado por integrantes da gestão Michel Temer, defende a ideia de estabelecer um limitador para os saques.

A proposta foi apresentada ao presidente após uma análise detalhada do FGTS indicar que cerca de 2% dos trabalhadores concentravam um volume muito expressivo dos recursos das contas inativas.

A trava, conforme proposto ao Planalto, incidiria sobre trabalhadores com renda superior a dez salários. No entendimento dos técnicos, os cotistas de mais alta renda tendem a apenas transferir os recursos para aplicações mais vantajosas, em vez de usar o dinheiro para quitar dívidas ou comprar bens (objetivo da medida).

Temer resiste à ideia e afirmou, na última quinta-feira (19/01), que manterá a autorização para que todos os trabalhadores saquem recursos das contas cujos depósitos se encerram até dezembro de 2015.

Segundo o presidente, a medida vai permitir que R$ 30 bilhões sejam injetados na economia, ajudando na recuperação do país. Trata-se de uma estimativa. O valor depositado em contas inativas se aproxima de R$ 40 bilhões, segundo técnicos. O governo aposta, contudo, que nem todos os cotistas irão resgatar os valores depositados.


Edrian Santos