Menu
redacao@oitomeia.com.br
(86) 98119-5253    29/03/2024
Notícias

Unidades de ensino da Rede Municipal recebem material pedagógico para planejamento de aulas

Margella Furtado - 20 de janeiro de 2017 às 12:39

As unidades de ensino da Rede Municipal de Teresina que participam do Programa Alfa e Beto já estão recebendo o material que vai auxiliar na rotina de aulas do novo ano letivo, que tem início no dia 1º de fevereiro. O material inclui livros, jogos e fantoche para alunos e professores da pré-escola, 1º, 3º e 5º ano do Ensino Fundamental.

Período letivo começa dia 1º de fevereiro / (Foto: Reprodução)
Período letivo começa dia 1º de fevereiro / (Foto: Reprodução)

O programa é desenvolvido no município a partir de uma parceria entre o Instituto Alfa e Beto e a Prefeitura de Teresina, no sentido de despertar as potencialidades dos alunos com práticas educacionais diferenciadas, especialmente no processo de alfabetização. As turmas recebem intervenções com o ensino estruturado, onde o material didático específico, o apoio do professor e o planejamento pedagógico são aspectos essenciais.

Para 2017 a Secretaria Municipal de Educação (Semec) já distribuiu pelo menos 116 kits somente para as turmas de pré-escola. Além de atividades complementares para cada conteúdo estudado, o manual do professor orienta a abordagem dos temas, auxiliando as equipes escolares a manterem um ritmo padrão de aprendizagem na Rede.

Para a diretora do Centro Municipal de Educação Infantil Tia Helena Medeiros, Raimunda Soares, o material tem inúmeras vantagens. “É muito rico e chega antes do início das aulas, com tempo para a equipe conhecer melhor. O programa nos dá essa base de como trabalhar os conteúdos em sala de aula, orientando o professor para os resultados desejados”, comenta.

Nos meses seguintes, professores e coordenadores pedagógicos participam ainda de formações para a correta utilização do material, a fim de explorar todos os recursos no planejamento e execução de ações que promovam a melhoria do desempenho acadêmico dos alunos.

Na Escola Municipal Graciliano Ramos o IAB já é conhecido dos alunos do 1º ano, mas em 2017 vai abranger também as turmas de 3º e 5º ano, envolvendo aproximadamente 450 estudantes. “Estamos na expectativa da ampliação do programa, tivemos no ano passado uma experiência exitosa, os alunos já estão nos preparativos para o IDEB, será muito positivo”, comemora a diretora Aldenir Oliveira.


Margella Furtado