Menu
redacao@oitomeia.com.br
(86) 98119-5253    28/03/2024
Notícias

Detran aplica 90 mil provas práticas no Piauí

Margella Furtado - 16 de janeiro de 2017 às 10:37

O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), por meio da Banca Examinadora, aplicou 90.182 mil provas práticas para a retirada da primeira habilitação em todo o estado, até novembro de 2016. O índice de aprovação corresponde a 54,45% do total, de acordo com estatísticas do órgão.

Pátio de Provas Detran Piauí / (Foto:Marcelo Cardoso)
Pátio de Provas Detran Piauí / (Foto:Marcelo Cardoso)

Entre as provas práticas, foram aplicadas 20.534 para a categoria “A”, com aprovação de 64,81%, e 26.174 para habilitação na categoria “B”, com o índice de aprovação de novos condutores correspondente a 47,63%.

De acordo com Arão Lobão, diretor-geral do Detran-PI, o órgão vem trabalhando constantemente para prestar um atendimento de qualidade aos candidatos, dando a eles suporte necessário na avaliação das provas práticas. “O ano passado foi positivo. Estamos ampliando nossos serviços, a fim de aumentar os índices de assistência aos candidatos em todo o Piauí”, afirmou o gestor.

O atendimento feito pela banca estende-se a todo o território piauiense, por meio de regionais que vêm descentralizando os exames práticos. Agora não há mais necessidade de solicitar pedido de deslocamento junto ao departamento para realizar as provas em uma dessas regionais”, explica o diretor.

Arão ainda destaca que melhorias estruturais estão sendo realizadas no prédio David Solano, local onde são realizadas as provas práticas para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na capital. ”Em Teresina, estamos fazendo a pavimentação do espaço de provas, implantação de lombadas e delimitação para estacionamento, além da sinalização vertical e horizontal. Tudo com o objetivo de melhorar a qualidade do serviço prestado”, destaca Lobão.

Em Teresina, por semana, são ofertadas 1.400 vagas para obtenção da CNH, sendo divididas assim: de segunda a quarta – veículo quatro rodas – 750 vagas, de segunda a quarta – veículo duas rodas – 450 vagas e de quinta a sexta – veículo quatro rodas – 100 vagas e de quinta a sexta – veículo duas rodas – 100 vagas.

NORMAS

As provas práticas são avaliadas seguindo as normas da resolução nº 168, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de 14 de dezembro de 2004, onde são estabelecidas normas e procedimentos para a formação de condutores de veículos automotores e elétricos, a realização dos exames, a expedição de documentos de habilitação, os cursos de formação, especializados, de reciclagem, além de outras providências.

As bancas são compostas por 42 examinadores e cinco secretárias, designados, conforme legislação, pelo diretor-geral do Detran, além de possuírem curso específico para o exercício da função.


Margella Furtado