Menu
redacao@oitomeia.com.br
(86) 98119-5253    28/03/2024
Notícias

Como secretário Levino de Jesus busca parcerias para revitalizar centro de Teresina

Redação OitoMeia - 13 de janeiro de 2017 às 12:19
Levino de Jesus, iniciou conversas com entidades para elaboração do planejamento (Foto: Divulgação)
Levino de Jesus, iniciou conversas com entidades para elaboração do planejamento (Foto: Divulgação)

O presidente da Empresa Teresinense de Serviços Urbanos (Eturb), Levino de Jesus, teve reunião com o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí – Sindilojas, Luis Antonio, para tratar da revitalização do centro da cidade. A ideia é, num primeiro momento, realizar um estudo de todas as questões que envolvem a região central para, em seguida, adotar medidas que possam melhorar a segurança, a iluminação pública, moradia, comércio, além de oferecer noites mais movimentadas com opções culturais para os teresinenses.

O projeto de revitalização do Centro de Teresina prevê várias medidas, entre elas o resgate histórico em alguns pontos estratégicos. A ideia é devolver aos espaços e suas características originais para transformá-los em pontos de atração turística na capital. “Vamos utilizar fotografias e dados obtidos no próprio Arquivo Público para reconstituir edificações em seu formato original. Estamos em uma fase de pré-projeto, realizando estudos preliminares para iniciarmos essa reestruturação”, comenta Levino.

Outra medida é uma atenção maior às praças, que são pontos de referência dentro do Centro de Teresina. Importantes espaços de lazer no passado, elas vêm perdendo seu apelo. “As praças centrais foram áreas de lazer da população, mas deixaram de ser um lugar de encontro para se tornar um lugar de passagem. As pessoas não sentam mais na praça para conversar e nem há atividades culturais ou outras iniciativas que ajudem a atrair a população para esses espaços. Então, iremos buscar mecanismos para incentivar a população a voltar a utilizar esses espaços”, explica o presidente.A segurança pública é uma das prioridades a serem tratadas pela Eturb.

“Oferecendo segurança à população, ela poderá voltar a utilizar as praças como pontos de encontro entre amigos, para rodas de conversas”, afirma.O presidente da Eturb assegura também que o órgão está buscando parcerias para que o projeto contemple todas as necessidades da população que frequenta a região. “Já conversamos com o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí, posteriormente irei me reunir com representantes da Caixa Econômica Federal e deputados, pedindo recursos para iniciarmos logo neste primeiro semestre as mudanças”, conclui.


Redação OitoMeia