Notícias

Teresina passa a contar com táxis adaptados para pessoa com deficiência

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Piauí, 17,5% da população têm algum tipo de deficiência, o que representa um número superior a 500 mil pessoas no Estado

11/01/2017 - Atualizado em: 11/01/2017, 12:41 Publicado por: Jéssica Kamila
Veículos adaptados são capazes de fazer o transporte de pessoas com deficiência pela cidade (Foto: Divulgação)

Veículos adaptados são capazes de fazer o transporte de pessoas com deficiência pela cidade (Foto: Divulgação)

Já estão circulando pela cidade os novos táxis eficientes, que são carros adaptados para atender às pessoas com deficiência. Esses veículos entraram no sistema de através da licitação que foi realizada recentemente pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito. No processo licitatório foram oferecidas 40 vagas para esse tipo de transporte, entretanto, apenas 10 carros conseguiram o alvará.

De acordo com a gerente de Licenciamento e Concessão da Strans, Cintia Machado, o táxi eficiente vem para atender à necessidade para pessoas que precisam de um carro adaptado. “Esses carros ficarão parados em um ponto na área central e poderão atender às pessoas que precisam de um tratamento diferenciado”, explicou.A gerente ressalta que essa é uma conquista das pessoas com deficiência e que trará mais comodidade para todos. Para Edvaldo Moura de Abreu, que entrou na licitação e conseguiu um alvará para o táxi eficiente, esse serviço é muito importante para as pessoas com deficiência.

“Decidi entrar nessa área por acreditar que terei uma grande clientela e que conseguirei uma renda extra para conseguir sustentar a minha família. Já entramos em contato com várias pessoas para divulgar o nosso serviço”, enfatizou.Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Piauí, 17,5% da população têm algum tipo de deficiência, o que representa um número superior a 500 mil pessoas no Estado. Em Teresina, o número de pessoas com deficiência é de cerca de 100 mil, incluindo todos os tipos de deficiência, não só motora, como auditiva ou visual, por exemplo.

comentários