Notícias

Escolas de tempo integral terão atividades para melhorar habilidades

Ao todo, 18 escolas estão sendo preparadas para atender alunos em jornada de tempo integral, sendo 10 Centros Municipais de Educação Infantil

11/01/2017 - Atualizado em: 11/01/2017, 13:37 Publicado por: Margella Furtado

Os diretores das escolas municipais de Teresina, que passarão a funcionar em tempo integral a partir deste ano, estiveram reunidos hoje (11) com o secretário Kleber Montezuma e técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semec) para acertar detalhes sobre a nova rotina. Mais aulas, esporte e atividades culturais e de lazer serão incorporadas ao planejamento pedagógico, que tem a carga horária anual ampliada de 800 para 1.400 horas/aula.

escolas

Ao todo, 18 escolas estão sendo preparadas para atender alunos em jornada de tempo integral, sendo 10 Centros Municipais de Educação Infantil e oito escolas de Ensino Fundamental. Duas creches também possuem berçário, recebendo crianças a partir de 6 meses de idade.

As recomendações do secretário são para que todas as atividades do dia sejam direcionadas para a melhoria do desempenho acadêmico dos alunos. “As escolas de tempo integral não terão novas atividades apenas para passar o tempo, todas são planejadas para trabalhar as competências dos alunos, com objetivos específicos”, explica Montezuma.

Com intencionalidades definidas, atividades como xadrez, informática e até as aulas de judô realizadas durante todo o dia deverão refletir diretamente no aprendizado dos estudantes. Segundo o grupo de diretores que está entusiasmado com a mudança, a ampliação do tempo de permanência na escola representa mais chance de aprendizado.

“A expectativa é a melhor possível, há muito tempo gostaríamos de ter mais tempo com nossas crianças, e este ano vai acontecer oficialmente”, comemora Osana Santos, diretora da Escola Municipal Casa Meio Norte. Antes mesmo de aceitar a proposta da Prefeitura de Teresina para o novo modelo de jornada, Osana conta que consultou a comunidade. “Primeiramente conversamos com a comunidade, que apoiou totalmente o projeto. Os pais sabem que a escola de tempo integral exige compromisso redobrado, por isso nossa expectativa vem acompanhada de ainda mais dedicação”, concluiu a diretora.

comentários