Menu
redacao@oitomeia.com.br
(86) 98119-5253    29/03/2024
Beleza

Mesmo com má fama, emagreça sem erros incluindo açaí na sua dieta

Edrian Santos - 14 de dezembro de 2016 às 14:28

De coloração vibrante e sabor único, o brasileiríssimo açaí é rico em fibras, vitamina E, minerais, além de ter poder antioxidante e contribuir para a prevenção de câncer, doenças cardiovasculares, anemia e colesterol alto. Mesmo presente no cardápio de quem pratica exercícios intensos por garantir energia, o alimento ganha fama de calórico e de inimigo da dieta. Mas, então, qual a verdade sobre o açaí?

Mesmo presente no cardápio de quem pratica exercícios intensos por garantir energia (Foto: Reprodução Vix)
Mesmo presente no cardápio de quem pratica exercícios intensos por garantir energia (Foto: Reprodução Vix)

O açaí puro possui apenas 70 calorias em cada 100 gramas, ou seja, a mesma quantidade encontrada em uma maçã, por exemplo, e menos que uma banana. O segredo, portanto, está na forma como você consome o alimento, pois são os acompanhamentos que normalmente vêm junto com a polpa da fruta na tigela que atrapalham o emagrecimento, como xarope de guaraná, leite condensado, caldas e leite em pó.

REALMENTE AJUDA NA DIETA?

O açaí ajuda na dieta porque contribui para a perda gordura ao acelerar o metabolismo e auxiliar o funcionamento do intestino. Além disso, uma pequena porção já promove saciedade e, consequentemente, faz com que você sinta menos necessidade de comer.

O primeiro passo é prestar atenção ao que você coloca no carrinho do supermercado. As versões de açaí oferecidas nos estabelecimentos normalmente são preparadas com xarope de guaraná, que é puro açúcar e, além causar picos de insulina, aumenta a quantidade de calorias e níveis de gordura no alimento.

Para adoçar a polpa natural de açaí sem atrapalhar o emagrecimento, vale apostar em água de coco, mel, xarope de agave ou suco de uva integral, por exemplo. É preciso ainda fazer uso moderado do alimento: consuma entre 100 g e 200 g de açaí apenas uma vez ao dia e apenas a cada três ou quatro dias.

Edrian Santos