Menu
redacao@oitomeia.com.br
(86) 98119-5253    29/03/2024
Beleza

Entenda seu cabelo, pontos fortes e fracos: cuidados para ficar com cachos poderosos

Redação OitoMeia - 23 de novembro de 2016 às 19:49
Foto: Reprodução Cacheia
Foto: Reprodução Cacheia

Saber qual a melhor forma de cuidar de cabelos cacheados e afro pode ser um desafio, apesar de atualmente o mercado está cheio de produtos exclusivamente voltados para eles, ainda é complicado entender quais os melhores tratamentos, produtos e técnicas para deixar suas madeixas hidratadas e os cachinhos com a sonhada definição.

Mulheres e homens estão aderindo os seus cachos e cabelos afros cada vez mais por todo o país e em Teresina não é diferente, a dificuldade é encontrar salões especializados nesses tipos de cabelos. A procura direcionada ao tratamentos desses cabelos tem crescido principalmente por causa dessa onda de valorização da beleza negra e também da autoaceitação. Nossa reportagem encontrou o salão do Mauro que trabalha com cabelos cacheados há 17 anos na capital. Mouro Alves da Silva, 47 anos, fez cursos voltados especialmente para esses fios. “Fiz curso de tranças, tratamento, alisamento, permanente afro e outras técnicas voltadas para os cachos e afro”, disse ele.

Mauro Alves trabalha há 17 anos com cabelos afro e cacheados/ Foto: Reprodução Facebook
Mauro Alves trabalha há 17 anos com cabelos afro e cacheados/ Foto: Reprodução Facebook

As clientes de Mauro em sua maioria estão passando pela famosa transição – quando a pessoa para de fazer procedimentos químicos e deixa o cabelo natural crescer, o tempo de duração da transição depende do tamanho da raiz do cabelo. Para agilizar o processo algumas pessoas preferem cortar toda a parte alisada de uma vez.

É frequente chegarem às mãos do profissional problemas de cortes químicos e cabelos desnutridos. “A principal dificuldade é a manutenção da hidratação nos fios porque a maioria das pessoas não entendem que deve haver uma rotina de tratamentos pra manter a saúde dos fios” comentou Mauro.

Para o profissional são muitas as técnicas e formas de cuidados com os cachos, mas algumas são essenciais. “Pra manter um cabelo cacheado saudável e bonito é sempre importante usar creme pra tentar, usar com bases de óleo de baleia; tutano de boi; abacate e macadâmia. Produtos oleosos que ajudem o cabelo afro a segurar os nutrientes, o que é muito difícil devido a irregularidade das suas escamas” aconselhou Mauro que também afirma existir produtos de todos os preços para auxiliar nesse cuidado.

“Tem produtos pra todos os tipos de bolsos. O mercado está cheio de opções, podemos ir da Linha Absolut Control com manteiga de Murumuru da Lorea’l Profissional até ao tão conhecido Yamasterol”, afirmou ele.

O OitoMeia separou algumas dicas de como identificar o seu tipo de cabelo, assim você poderá conhecer os pontos forte e fracos e trata-los com mais precisão e eficácia. Além de várias dicas de produtos queridinhos de muitas cacheadas atualmente. Confira!
SAIBA QUAL O SEU TIPO DE CABELO

Para você que ainda não sabe qual é o seu tipo de cacho, dividiremos em algumas categorias (2,3,4/ Não colocaremos o tipo 1 pois se trata de cabbelos lisos sem qualquer ondulação)e subcategorias (a,b e c). Isso não é hierarquização, é apenas uma forma de identificar as características e necessidades de cada tipo especifico. Lembrando que podem existir outras texturas capilares. Então vamos lá!

TIPO 2: ONDULADOS
Os cabelos de tipos 2 formam ondas em formato de “S”, podem ser mais intensas e marcantes ou não.

ONDULADOS 2A: ondulações leves, quase lisos, podem apresentar pontas ressecadas.

Foto: Reprodução Cacheia
Foto: Reprodução Cacheia

ONDULADOS 2B: raíz mais lisa e ondulados ao longo dos fios.

Foto: Reprodução Cacheia
Foto: Reprodução Cacheia

ONDULADOS 2C: fios mais grossos e geralmente com mais volume. As ondas ficam mais marcantes.

Foto: Reprodução Cacheia
Foto: Reprodução Cacheia

Dicas: Ativadores de cachos ajudam a definir mais as ondas nesse tipo de cabelo, mas cuidado para não pesar os fios. Para valorizar suas ondas invista em cortes em camadas.

TIPO 3: CACHEADOS
Aqui os cachos estão formados e mais definidos, com tendência a ressecamento. Geralmente são bem mais volumosos do que o tipo 2.

CACHEADOS 3A: cachos grandes e soltos em formato de espiral.

Foto: Reprodução Cacheia
Foto: Reprodução Cacheia

CACHEADOS 3B: cachos mais definidos por toda a extensão dos fios, com mais volume.

Foto: Reprodução Cacheia
Foto: Reprodução Cacheia

CACHEADOS 3C: os fios são mais densos, definidos e fechados

Foto: Reprodução Cacheia
Foto: Reprodução Cacheia

Dicas: Se você quiser definição invista na tecnica de fitagem para segurar os cachos e defini-los por mais tempo. Use pente garfo se gosta de mais volume.

TIPO 4: CRESPOS
Esse tipo de cabelo é geralmente mais volumoso e frágil. O crescimento dos crespos são quase imperceptivel por causa do fator encolhimento e podem ficar bastante ressecados.

CRESPOS 4A: são bem enrolados da raíz as pontas, os cachos são pequenos e apertados. Fios finos e volumosos.

Foto: Reprodução Cacheia
Foto: Reprodução Cacheia

CRESPOS 4B: ganham volume com facilidade, são caho mais frágeis e precisam de mais cuidado quando for penteado para evitar quebrar os fios.

Foto: Reprodução Cacheia
Foto: Reprodução Cacheia

CRESPOS 4C: fios com formato em “Z”, formam cachinhos estreitos em algumas regiões ou não apresentam cachos em otras. Os fios ficam bem juntinhos e podem encolher até 75% do tamanho original.

Foto: Reprodução Cacheia
Foto: Reprodução Cacheia

Dicas: Para diminuir o ressecamento dos fios e manter seu crespo hidratado, tente diminuir a frequencia das lavagens. Pode exagerar no uso de produtos com manteigas e óleos vegetais.

SAIBA COMO FAZER SEU CRONOGRAMA CAPILAR

Depois de identificar os tipos de cabelos é importante seguir um cronograma capilar para deixar seus fios saudáveis, nutridos e hidratados. O cronograma capilar é uma das muitas opções de cuidado com o cabelo. É divido em três etapas: A hidratação é a etapa mais básica, indicada para cabelos levemente ressecados e com frizz. A nutrição indicada para cabelos quebradiços, porosos e ressecados. E a reconstrução indicada para cabelos danificados, com pontas duplas, quebra, porosidade e queda dos fios.

Na internet existe vários modelos de cronograma capilar, mas você pode adaptar de acordo com as necessidades do seu cabelo. Confira um vídeo da blogueira Gil Viana, do “Coisas de uma Cacheada” explicando como fazer um cronograma capilar com dicas de produtos.


TÉCNICAS SIMPLES PARA TER CACHOS DEFINIDOS

Uma dúvida constante entre as cacheadas é justamente como conseguir cachos definidos. São muitas as técnicas de finalização, a técnica escolhida depende do resultado que a pessoa quer obter. Fitagem é uma das técnicas mais usadas quando se quer cachos definidos por mais tempo. Entenda o passo a passo da fitagem:
1° passo: depois do banho, com os fios ainda úmidos, divida o seu cabelo em mais ou menos cinco seções.

Fitagem/ Foto: Reprodução Manual dos Cachos
Fitagem/ Foto: Reprodução Manual dos Cachos

2° passo: com o creme para pentear, aplique um pouco do produto em uma das mechas (comece sempre pela parte de baixo do cabelo) e penteie os cabelos com os dedos, separando-o como se fossem fitas.

3° passo: distribua o creme para pentear por toda a extensão da mecha usando os dedos como pente. Faça movimentos firmes, como se estivessem alisando o cabelo. Ao terminar, você verá que a mecha se dividiu em três fitas.

4° passo: amasse as fitas com as mãos em direção à raiz. Nesse momento você já conseguirá ver que seus cachos estão bem mais modelados, pois cada fita vai dar origem a um cachinho.

5° passo: repita o procedimento em todo o cabelo e depois deixe secar naturalmente.

Outra maneira de finalizar os fios crespos e cacheados é por meio do plopping. Nesta técnica, após aplicar os produtos habituais, joga-se o cabelo todo para frente e o embrulha com uma toalha de microfibra, por, no mínimo, 20 minutos. Dessa forma, o cacho ficará definido por mais tempo. Há outros tipos de finalização como a com difusor, bigudinhos, papel higiênico entre outras. O importante é testar e descobrir qual a melhor técnica para os seus fios.

DICAS SIMPLES PARA MANTER OS CACHOS PODEROSOS SEMPRE

1ª) Trocar sua toalha de banho convencional por uma toalhinha de algodão.
2º) NÃO torcer o cabelo ao secar.
3º) NÃO usar pentes.
4º) Deixar o cabelo secar sozinho.
5º) Mudar a fronha do travesseiro por uma fronha de cetim ou seda.

VEJA DICAS DE PENTEADOS E INSPIRE-SE

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o cabelo cacheado é ótimo para fazer diversos penteados, desde os mais simples usados no dia a dia até os mais elaborados para festas. Confira cinco penteados práticos e simples que você pode fazer sozinha em casa.

Para valorizar ainda mais seus cachos o uso de acessórios pode ser uma boa alternativa. Se você está em transição ou fez o big chop, os acessórios dão um charme no visual. No day after eles ajudam a disfarçar se o cabelo está com frizz ou amassado.

CREMES ELEITOS COMO OS QUERIDINHOS DAS CACHEADAS

1. Creme de Pentear Niely Gold Extra-Brilho

2. Yasmasterol – Creme Multifuncional com Babosa e D Pantenol

3. Creme para Pentear Cachos Modelados da Natura SOU

4. Creme de Pentear TRESemmé® – Selagem Capilar Crespo Original

Os preços dos produtos variam de acordo com a cidade/ Foto: Reprodução Transitei
Os preços dos produtos variam de acordo com a cidade/ Foto: Reprodução Transitei

5. Creme Sem Enxágue Skafe NatuHair S.O.S Manutenção Intensiva

6. Umidificador e Ativador de Cachos Salon Line

7. Relaxante Natural Redutor de Volume Capicilin

8. Seda Cachos Comportados e definidos

9. Creme Pentear Wella Pro Séries Repair

10. Creme para pentear Monange –  Proteção térmica com Óleo de Argan

10. Creme para pentear Monange –  Proteção térmica com Óleo de Argan

11. Creme para Pentear Pantene Cachos Definidos

13. Creme Para Pentear Bicho Da Seda – Casulão

14. Creme ativador de cachos – Seda Keraforce Original

15. Creme de Pentear Elseve Hydra – Max Colágeno

16. Creme de Pentear Nutrire – Meus Cachos

17. Creme Para Pentear Salon Line – Tô De Cacho Crespo Divino

Fontes: Cacheia, Coisas de uma Cacheadas, Meu Afro, Manual dos Cachos, Transitei.

Redação OitoMeia