Menu
redacao@oitomeia.com.br
(86) 98119-5253    28/03/2024
Estilo de vida

Ansiedade e estresse podem caracterizar crises de enxaqueca: saiba controlar

Edrian Santos - 24 de maio de 2017 às 11:31

Enxaqueca é uma dor de cabeça incapacitante que atinge aproximadamente 15% da população mundial, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Apesar de suas causas não serem completamente conhecidas, acredita-se que é gerada por uma predisposição genética e desencadeada por diversos fatores, entre eles a personalidade enxaquecosa.

O neurologista Custódio Michailowsky, do Centro de Dor e Neurocirurgia Funcional do Hospital 9 de Julho, afirma que parte das pessoas com enxaqueca tem traços de personalidade específicos, como ansiedade, perfeccionismo, jeito controlador e exigência excessiva consigo mesmo.

ANSIEDADE E ESTRESSE

Não se sabe ao certo porque ocorre esta relação, mas algumas hipóteses parecem razoáveis. A neurologista Célia Roesler, do departamento de cefaleia da Academia Brasileira de Neurologia e da diretoria da Sociedade Brasileira de Cefaleia, explica que ansiedade e estresse são gatilhos para crises de enxaqueca e esses traços estão presentes justamente em pessoas que se cobram muito e não aceitam cometer erros.

A médica Célia Roesler ainda recomenda a realização de sessões de psicoterapia para que a pessoa aprenda a lidar com a crise de dor (Reprodução Vix)

Ainda segundo a especialista, esse tipo de indivíduo tende a usar mais analgésicos por medo de ter novas crises, o que pode cronificar o problema: “O uso abusivo de remédios para dor de cabeça é ruim porque faz com que o organismo deixe de produzir endorfina, que é uma substância que ameniza a dor, e se acomode nos efeitos dos medicamentos. Com isso, os episódios de cefaleia se tornam mais frequentes”, alerta.

O neurologista Antônio Cezar Galvão, do Centro de Dor e Neurocirurgia Funcional do Hospital 9 de Julho, concorda que os sentimentos podem desencadear a dor, mas aponta também a possibilidade que ansiedade e enxaqueca sejam dois problemas paralelos. “Não se sabe ao certo o porquê, mas é bastante comum que pessoas com enxaqueca crônica apresentem transtornos de ansiedade, como o generalizado e a fobia”, ressalta.

Apesar disso, é preciso lembrar que nem toda a pessoa com enxaqueca tem ansiedade, assim como nem todo ansioso possui dor de cabeça. “É uma relação comum, mas não é determinante”, ressalta o médico Antônio Cesar.

DICAS DE ALÍVIO

Assim como outros gatilhos da enxaqueca, a personalidade enxaquecosa deve ser tratada para que a dor seja menos frequente e intensa. “Se houver algum transtorno, é indicado dar remédio para ansiedade e outros para amenizar crises de cefaleia. Com isso, observa-se uma melhora do quadro”, explica o neurologista Antônio Cesar.

A médica Célia Roesler ainda recomenda a realização de sessões de psicoterapia para que a pessoa aprenda a lidar com a crise de dor, controlar a ansiedade e os fatores estressores.

Edrian Santos