Menu
redacao@oitomeia.com.br
(86) 98119-5253    29/03/2024
Estilo de vida

Voltar à rotina após os feriados está difícil? Veja dicas de como se motivar

Salomão Prado - 8 de maio de 2017 às 17:44

É comum que, em vez de se sentirem renovadas pelo tempo que passaram longe da rotina, algumas pessoas fiquem mal humoradas e não tenham ânimo após o um de um feriado. De acordo com o coach e consultor de carreiras Emerson Weslei Dias, voltar à rotina após os três feriados seguidos que aconteceram nas últimas semanas pode mesmo ser desanimador. “É muito mais fácil focar descansando do que trabalhar. O corpo se acostuma e fica complicado voltar”, explica ele.

Voltar à rotina após os feriados está difícil? Veja dicas de como se motivar

Por mais que seja difícil cumpri-las, algumas obrigações não podem esperar e requerem motivação. Confira três dicas do especialista para conseguir voltar a cumprir seus afazeres após os feriados:

1. Tenha um propósito
Em vez de encarar o trabalho como uma pedra no sapato, você deve encará-lo como um fator importante para conquistar seus objetivos. De acordo com o especialista, ter um propósito na vida, mesmo que seja pequeno, é uma motivação essencial para levantar da cama no início da semana com o mesmo pique do final de semana. “Não há como ter resistência se você encara aquela tarefa como um passo para atingir seus objetivos”, explica Dias.

2. Visualização é tudo
Após estabelecer um propósito, é importante lembrar dele a todo momento. Uma dica valiosa para fazer isso é utilizar artifícios visuais. “Colocar post-its ou notas no celular com seus objetivos do ano te impulsionam durante os dias de preguiça”, aconselha o consultor. Contar a amigos e familiares a respeito dos seus objetivos fará com que eles possam te ajudar a se lembrar deles.

3. Pense afirmativamente
De acordo com Dias, ter pensamentos afirmativos é essencial para recuperar o ritmo após feriados. Além de ter em mente pessoas que te inspiram e frases motivacionais, pensar em pequenos objetivos que você busca cumprir ao longo do ano também é uma boa ideia.

Segundo o consultor, fechar os olhos e imaginar que se está em um lugar maravilhoso e que te faça bem também pode funcionar como uma ajuda extra.

Salomão Prado