Menu
redacao@oitomeia.com.br
(86) 98119-5253    29/03/2024
Estilo de vida

Crescimento de bairros da zona Leste atraem investimentos para Teresina

Edrian Santos - 15 de março de 2017 às 09:13

Segundo o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, Teresina é a terceira melhor cidade em qualidade de vida da região Norte-Nordeste. O destaque da capital do Piauí não para por aí. Teresina é também terceira capital mais segura do Brasil, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA), contando ainda com educação e medicina de destaque em todo o território nacional; custo de vida baixo e povo acolhedor.

Com tantas qualidades, a cidade com mais de 800 mil habitantes, segundo o IBGE 2012, é procurada por pessoas de todo o país.

Morada do Sol e Santa Isabel são bairros que têm recebido mais empreendimentos de construtoras e consequentemente novos moradores, gerando expansão comercial de empresas (Foto: Reprodução Fleximoveis)

Porém, com o crescimento populacional, os bairros mais consagrados ficam cada vez mais superlotados, como é o caso dos bairros Jockey, Ininga e Ilhotas. Isso torna comum a expansão de bairros próximos.

Este é o caso de bairros como o Morada do Sol e Santa Isabel, que tem recebido mais empreendimentos de construtoras e consequentemente novos moradores, gerando expansão comercial de empresas como supermercados, academias, restaurantes e outros serviços que instalam empreendimentos nas regiões para suprir a necessidade dos novos moradores. Tudo isso gera circulação monetária na economia da cidade e empregos.

POVO ACOLHEDOR

Rafael Melo Muller é cearense, cresceu no Rio Grande do Sul e veio de Porto Alegre para Teresina em agosto do ano passado. Ele é um dos novos moradores dos bairros em expansão. Segundo ele, o bairro Morada do Sol, onde vive em um condomínio fechado, foi uma boa escolha.

“Fui transferido para Teresina após a abertura de uma filial da loja que trabalho”, comenta. “Gosto da localização do meu condomínio porque fica perto de supermercados, restaurantes e da vida noturna da cidade. Além disso, a cidade é pequena e tudo é muito perto”, diz.

O supervisor de vendas conta que gostou muito do acolhimento do povo mafrense. “Adaptei-me muito rápido porque o povo daqui é muito acolhedor e receptivo. Tornei-me amigo até mesmo de alguns dos clientes”, diz.

Rafael destaca a culinária como um dos pontos fortes. “Gosto muito da comida típica daqui. Arrumadinho e bomba foram duas descobertas muito boas. Só não gosto muito de panelada”, brinca.

PREÇOS BAIXOS

Outro fator que chama a atenção e atrai novos moradores é a recente queda do preço médio do m² de imóveis, que apresentou queda real (descontada a inflação) de 4,58% nos últimos 12 meses, segundo o FipeZap, índice que mede o preço médio do m² de todo o território nacional.

Construtoras estão com unidades em preços mais baixos e aproveitam a procura para gerar negócios. Segundo o gerente comercial da Patrimônio Incorporadora, Mauro Jorge, a incorporadora estudou o crescimento dos bairros antes de lançar um empreendimento em Teresina, localizado no bairro Santa Isabel. “Ele é um superinvestimento da incorporadora na capital, pois se trata de um complexo habitacional completo de quatro torres com excelente localização, próximo de faculdades, restaurantes e com fácil acesso ao resto da cidade”, diz o especialista.

Para quem está procurando investir no sonho da casa própria, Mauro afirma que esse é o momento ideal para comprar. “Os preços têm caído em todo o Brasil e em Teresina não é diferente. Para aqueles que estão economizando, a hora de comprar é agora”, afirma.

ESCOLHA DA ZONA LESTE

A circulação de pessoas também estimula novos investimentos na zona leste, especialmente no ramo alimentício. O dentista e empresário Gustavo Braga trouxe uma franquia de hambúrgueres do Rio Grande do Norte para Teresina localizada no bairro Morada do Sol.

Segundo o empresário, a localização no cruzamento de duas importantes avenidas é fundamental. “Escolhemos o cruzamento entre a Av. Kennedy e a Av. Dom Severino por ser um local privilegiado na zona leste e que carecia de um restaurante que atendesse a demanda dos bairros próximos no período do almoço, por exemplo”, comenta.

“Nosso Happy Hour também faz bastante sucesso porque temos promoções diárias de chopp e também por ser localizado próximo ao local onde os jovens estão, seja no trabalho ou universidades e faculdades”, acrescenta.

O restaurante faz sucesso também por oferecer uma linha fitness de hambúrgueres. “Nossa linha fitness tem excelente saída devido a crescente onda de cuidados com o corpo, especialmente entre o nosso público-alvo que é jovem”, comenta Gustavo.

Edrian Santos