Menu
redacao@oitomeia.com.br
(86) 98119-5253    29/03/2024
Estilo de vida

Mitos e verdades na saúde do estômago: quais os alimentos preferenciais no jejum?

Edrian Santos - 10 de março de 2017 às 10:44

Tomar café puro e de barriga vazia, além comer ovo frito e bacon de manhã faz mal para meu estômago? A resposta depende apenas de como você se sente ingerindo esses alimentos. Nenhum desconforto? Então pode comer à vontade, seu estômago aguentará firme.

Problema existe quando perdemos a barreira do estômago que protege do ácido (Foto: Reprodução Uol)

O processo de digestão começa na boca e se intensifica no estômago. O órgão produz ácido clorídrico, que é tão forte que se compara ao ácido sulfúrico, altamente corrosivo. O que é um cafezinho ou um suco de limão para um órgão tão corrosivo?

Especialistas explicam que o estômago digere bem qualquer tipo de alimento que consumimos. Aquela dorzinha picante é sinal de inflamação na mucosa que reveste a parede estomacal. Por isso, devemos evitar no café da manhã apenas o que nos causa desconforto.

“Se a pessoa diz que comer chuchu refogado faz doer o estômago, vou dizer para ela não comer mais. E se a pessoa diz que toma três cafés expressos com estômago vazio e não sente nada, vou dizer para continuar tomando”, afirma Ricardo Barbuti, gastroenterologista do Hospital das Clínicas da USP.

COMIDA NÃO É CULPADA

Alimentos não causam e nem agravam problemas como gastrite. “Nascemos e morremos com ácido clorídrico no estômago. O problema existe quando perdemos a barreira do estômago que protege do ácido”, diz Dennys Cintra, nutricionista e professor da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp.

É o consumo exagerado de bebidas alcóolicas, o uso prolongado de aspirina (ácido acetilsalicílico) e de anti-inflamatórios e o cigarro que causam danos ao nosso estômago, gerando problemas como gastrite e úlcera.

Outro problema que pode exigir para se evitar alguns tipos de alimentos é a doença do refluxo. Quem possui, pode sentir sensação de desconforto com alimentos gordurosos e dor com bebidas que contêm cafeína.

CAFÉ DA MANHÃ VARIADO

Não há um menu ideal para o café da manhã. Essa refeição pode conter os mais diversos tipos de alimentos, que variam de acordo com a cultura. “O café da manhã é importante porque é a refeição em que se está mais tempo em jejum”, afirma o gastroenterologista.

Mas todo bom café da manhã é bastante variado, com alimentos que fornecem os nutrientes que precisamos. “Fonte de proteína pode ser leite, queijo, iogurte, ovo. O pão integral é fonte saudável de carboidrato. Granola e frutas são fontes de fibras. Com moderação, manteiga, margarina, maionese light e requeijão, que são fontes de lipídios”, recomenda Cintra.

Desvende alguns mitos a respeito de desconfortos após a ingestão de alguns alimentos.

SEM RESTRIÇÃO DO CAFÉ

O consumo de café pode levar ao aumento da produção de ácido gástrico. Mas sintomas, como inflamação do estômago, só serão sentidos por pessoas sensíveis. “Um paciente que já tenha dor por causa de alguma doença, como a doença do refluxo, pode piorar quando toma café. Mas se a pessoa tem doença gástrica e quando toma café não sente nada, não precisa restringir o uso”, diz Barbuti. Para ele, a restrição deve ser adotada apenas quando se sente dor.

SOBRE SUCOS CÍTRICOS

Há quem associe a acidez de cítricos com gastrite. Caso uma pessoa tenha alguma ferida no estômago, a ingestão de suco de laranja ou limão causará dor. Contudo, o consumo de estômago vazio por quem não tem nenhum problema não provoca danos ao órgão. “Tomar suco de manhã é até bom. Dilui um ácido forte com um ácido fraco”, diz Barbuti. Os sucos possuem sais minerais, como magnésio, zinco e selênio, que equilibram a acidez.

PÃO NÃO CAUSA LESÕES

É verdade que o pão é um alimento facilmente fermentável, mas ele não provoca lesão na parede do estômago, que é muito resistente. “O que [a fermentação] pode provocar é uma azia momentânea em quem é mais sensível”, diz Cintra. Segundo o nutricionista, o ideal é o consumo de pães e massas integrais, que possuem açúcar de absorção mais lenta. O pão branco possui açúcar de rápida absorção, que induz a produção de picos de insulina pelo organismo. Com o passar dos anos, essa é uma das causas da diabetes.

CONTROLAR OS DOCES

O consumo de alimentos doces, como geleias, bolos e pudins induz a liberação rápida de insulina por possuírem açúcar de rápida absorção. Por isso, deve ser consumido com moderação. Não faz diferença comer com ou sem o estômago vazio. Alimentos doces podem fazer mal para quem possui diabetes ou distúrbios que causam hipoglicemia. “Para evitar, é só controlar a quantidade de doce”, diz Cintra.

IOGURTE COM ACOMPANHAMENTO

Iogurtes ricos em probióticos, micro-organismos vivos que trazem benefícios à flora intestinal, podem não resistir à acidez do estômago. Para o gastroenterologista Ricardo Barbuti, é bom consumi-los acompanhados de outra comida, para formar uma espécie de “tampão” para o ácido. Para o nutricionista Dennis Cintra, mesmo que uma parte dos probióticos morra, outra chegará ao intestino. “Se o estômago fosse implacável, não teríamos infecções por salmonela. Ele segura, mas não é tudo”, diz.

MAGNÉSIO DA BANANA

Existem boatos pela internet que afirmam que o magnésio presente na banana pode ser rapidamente absorvido quando se está de barriga vazia, trazendo riscos ao coração. Mas para fazer mal, seria necessária uma overdose de bananas. “A quantidade de magnésio capaz de afetar a função cardíaca é muito alta. A pessoa teria que comer 80, 100 bananas”, diz Cintra. Ingerido em quantidade adequada, o magnésio traz benefícios ao organismo e o corpo elimina o que não usa pela urina.

SEM RESTRIÇÃO PARA FRUTAS E LEGUMES

Qualquer afirmação dizendo que frutas, verduras ou legumes devem ser evitados quando se está de barriga vazia é falsa. Algumas frutas podem ser de digestão mais lenta, como pepino e melancia, mas isso não acarreta nada de ruim para um estômago sadio. A produção de gases também não está associada à digestão lenta.

PIMENTA NÃO É VILÃ

Não é verdade que temperos irritam a mucosa gástrica e prejudicam a circulação sanguínea do estômago, levando a complicações digestivas. Pelo contrário, existem temperos que são protetores. Cintra dá como exemplo a pimenta vermelha, o orégano e o alecrim, que são antioxidantes. “O alho é um dos alimentos que tem maior número de benefícios, como redução de colesterol”, afirma o nutricionista. Claro que vale para a pimenta o que vale para o suco de laranja e o café. Quem sente dor deve evitar.

Mitos e verdades revelados, agora confira o que realmente faz mal à saúde estomacal.

REFRIGERANTE INDUZ PRODUÇÃO DE ÁCIDOS

Diferentemente do suco de laranja, o refrigerante não possui nutrientes que equilibram a acidez provocada pelo ácido fosfórico presente em sua composição. Por isso, pode induzir a produção de ácidos no estômago. Outro problema do refrigerante é que se trata de uma bebida gaseificada, que distende a parede do estômago. “Esticar pele com ferida provoca mais dor”, diz Cintra. Os malefícios do refrigerante não ocorrem apenas com a barriga vazia, mas em qualquer situação ou momento do dia.

ÁLCOOL COM ALIMENTOS GORDUROSOS

O álcool, quando ingerido em grande quantidade, de fato provoca inflamação do estômago. Ingerir bebida alcoólica com estômago vazio é ruim porque o álcool é absorvido mais rapidamente. Dessa forma, os efeitos da embriaguez são mais rápidos. “Bons bebedores sabem que devem ingerir álcool com estômago cheio”, diz Barbuti. A dica dele é beber com comidas gordurosas. “Isso atrasa a ida do álcool para o intestino”.

CUIDADO COM FÁRMACOS

O estômago possui um bom escudo para resistir ao ácido clorídrico presente no suco gástrico. O uso prolongado de remédios, principalmente anti-inflamatórios, pode destruir essa proteção, causando gastrite. “Isso independe das vias de uso. É a ação do medicamento que causa o dano. Ele impede a produção do muco, a carapaça que isola o ácido da parede gástrica”, diz Barbuti.

SAL E CÂNCER

Pesquisas mostram que o consumo de sal e alimentos embutidos, como presunto e mortadela, está associado ao câncer. “Pode ingerir, mas em quantidade módica, junto de verduras e frutas”, diz Barbuti. A OMS (Organização Mundial da Saúde) alerta também que carne processada, como bacon, salsichas e presunto, aumentam a chance de câncer colorretal.

NÃO FUME EM JEJUM

O cigarro é nocivo ao estômago. E fumar em jejum é ainda pior. Quando o estômago está vazio, a nicotina e outras toxinas são absorvidas mais rapidamente, o que pode provocar tontura, náusea e vômito. “Em degustações de charuto, a regra é: não fume em jejum”, diz Barbuti. O fumo também causa câncer de estômago.

Edrian Santos