Menu
redacao@oitomeia.com.br
(86) 98119-5253    28/03/2024
Estilo de vida

Mudar a escola do filho pode ser difícil: veja as dicas para tomar a decisão certa

Edrian Santos - 7 de fevereiro de 2017 às 13:38

Tanto faz o motivo: logística, orçamento apertado, dificuldade de adaptação. A decisão de trocar a escola do seu filho sempre traz certa ansiedade e apreensão. Como será que ele vai se comportar no novo espaço? Os colegas o receberão bem? Perderá o contato com os amigos da escola antiga? Todos esses questionamentos são pertinentes, mas, em vez de focar nas dificuldades, enxergar essa mudança como uma oportunidade de aprendizado e crescimento faz toda a diferença.

Enxergar essa mudança como uma oportunidade de aprendizado e crescimento faz toda a diferença, aconselha especialista (Foto: Reprodução Uol)

“Nós adultos antecipamos muitas preocupações. Já as crianças costumam tirar de letra e ganham mais resiliência e inteligência emocional”, diz Marcia Sousa, consultora educacional e coordenadora da educação infantil do Colégio Mario Schenberg, em São Paulo.

Para começar, ensinar aos pequenos que mudanças fazem parte da vida vai ajudá-los lá na frente, inclusive no mercado de trabalho e até nos relacionamentos. Claro que cabe aos pais conduzir essa transição da melhor forma possível. “Quando há segurança da parte da família, os filhos também ficam seguros”, lembra Marcia Sousa.

INCLUA A CRIANÇA

Por isso, o primeiro passo é manter a transparência com a criança, especialmente as pequenas. Deixar claro o motivo da troca de escola facilita o entendimento e a aceitação. Também é importante envolver, na medida do possível, o seu filho na escolha. “A decisão é dos pais, obviamente, mas vale incluí-lo em algumas visitas, por exemplo”, acredita a especialista.

Por fim, mostre sempre os aspectos positivos: conhecer outro lugar, fazer novos amigos, ter professores diferentes, experimentar outra proposta pedagógica, ser mais perto de casa… E acolha as frustrações que possam aparecer. Perder e ganhar, afinal, faz parte do jogo!

Edrian Santos