Estilo de vida

Vai correr? Saiba tudo para escolher o melhor tênis e fique despreocupado

Amortecedor, aliado a uma forma de corrida adequada, reduz o impacto de cada passada, o que ajuda a evitar problemas

09/01/2017 - Atualizado em: 09/01/2017, 13:19 Publicado por: Edrian Santos

Ano novo e você quer colocar em prática a resolução de praticar atividades físicas regulares? Tão importante quanto se exercitar, é investir nos equipamentos e acessórios adequados para o exercício escolhido. E para quem deseja começar a correr, é essencial escolher o melhor tênis para corrida, com todas as características necessárias para que o modelo não prejudique o seu desempenho. Confira algumas dicas do que analisar na hora de investir em um modelo de tênis ideal para correr:

Conte com a avaliação de um profissional que analise todas as suas necessidades (Foto: Reprodução Doutíssima)

Conte com a avaliação de um profissional que analise todas as suas necessidades (Foto: Reprodução Doutíssima)

TAMANHO

A primeira coisa a ser considerada é o tamanho do modelo escolhido. Amarre da forma que costuma usar para avaliar bem e considere a largura do modelo. O tênis não deve pressionar os dedos, tornozelo ou qualquer parte do seu pé. Ande bem na loja para sentir esses detalhes. Um tênis confortável reduz até mesmo as chances de lesões.

AMORTECEDOR

Embora apenas ele não proteja de lesões e não deva ser o principal critério ao escolher o tênis, o amortecedor, aliado a uma forma de corrida adequada, reduz o impacto de cada passada, o que ajuda a evitar esses problemas.

TIPO DE TERRENO

É essencial considerar o tipo de terreno em que vai correr, uma vez que ele afeta no impacto de cada passada. Normalmente, as corridas são feitas no asfalto ou em trilhas (que são mais instáveis).

RITMO

Há modelos de tênis para cada ritmo de corrida. Por exemplo: se você corre mais lento, deve escolher um calçado que tenha a base maior. Há ainda opções próprias para competições, em diferentes níveis.

MEIAS SÃO ESSENCIAIS

Quando for comprar seu tênis, leve um modelo de meia que for usar para correr. Isso porque se for mais grossa ou fina poderá alterar o seu conforto com o calçado.

ATENÇÃO COM OS HORÁRIOS

É comum os pés ficarem inchados ao fim do dia ou após o exercício físico. Por essa razão, prefira experimentar o modelo que deseja comprar à tardinha ou depois de malhar, evitando assim comprar um calçado pequeno.

PISADAS

Há três tipos de pisadas: neutra, pronada e supinada. E o mercado conta com diferentes opções de tênis adequados para cada uma. Isso é importante, uma vez que o modelo ajuda na correção do movimento dos pés. Para identificar o seu tipo de pisada, consulte um ortopedista.

PROCURE PROFISSIONAIS

Diante de tantos critérios a serem considerados e variedade de modelos disponíveis no mercado, o mais indicado é contar com a avaliação de um profissional que analise todas as suas necessidades. Com isso, será mais fácil alcançar os objetivos desejados.

E atenção: tão importante quanto comprar um tênis adequado para a prática física é saber quando aposentá-lo. Modelos com sola gasta podem causar lesões, uma vez que não ajudam mais no amortecimento das passadas.

Fonte: Doutíssima
comentários