Menu
redacao@oitomeia.com.br
(86) 98119-5253    29/03/2024
Estilo de vida

Não se engane: bebidas diet ou zero açúcar podem ser as vilãs contra o emagrecimento

Edrian Santos - 5 de janeiro de 2017 às 13:23

Bebidas sem açúcar ou diets costumam entrar na alimentação de quem está de dieta ou de quem quer ser mais saudável. Mas um novo estudo, realizado por pesquisadores da Universidade de São Paulo, da Universidade de Pelotas e do Imperial College Longe, uma universidade inglesa, mostra que elas não diferem em nada das versões originais quando o assunto é peso corporal.

De acordo com o estudo, as bebidas sem açúcar – tanto os refrigerantes, quanto os sucos industrializados e os isotônicos – não ajudam a emagrecer ou previnem o ganho de peso.

Essas bebidas que possuem poucas calorias e podem levar à alimentação excessiva (Foto: Reprodução Vix)
Essas bebidas que possuem poucas calorias e podem levar à alimentação excessiva (Foto: Reprodução Vix)

Os pesquisadores chegaram a essa conclusão depois de revisar diversos estudos que analisaram a associação entre as bebidas artificialmente adoçadas e perda de peso e observar que seus resultados eram inconclusivos. E ainda: eles descobriram que a probabilidade de haver algum resultado positivo era maior em estudos financiados por marcas de bebidas artificialmente adoçadas.

RISCO DE DIABETES

Apesar da presença de adoçantes artificiais no lugar do açúcar e da pequena quantidade de calorias contida neles, existe a preocupação de que os adoçantes artificiais desencadeiem uma reação cerebral para que você coma. Isso porque eles estimulam receptores que detectam o sabor doce. Em outras palavras, ao sentir o sabor do açúcar, seu cérebro fica “esperando” pelo componente, que nunca chega. Assim, ele te estimula a ir atrás do açúcar para saciá-lo.

Assim, essas bebidas que possuem poucas calorias e podem levar à alimentação excessiva, em consequência, contribuem para o surgimento de obesidade e diabetes tipo dois.

Edrian Santos