Menu
redacao@oitomeia.com.br
(86) 98119-5253    29/03/2024
Futebol

Guia do Campeonato Piauiense 2017: os detalhes de River, Altos, Parnahyba, Flamengo-PI, Picos, 4 de Julho e Piauí

Victor Costa - 31 de janeiro de 2017 às 08:40

O Campeonato Piauiense 2017 está prestes a iniciar. Com sete times na disputa, o campeonato promete ter uma de suas edições mais equilibradas e através desse guia você vai entender o que motiva a aposta de em 2017 termos um torneio com bom nível.

TODOS CONTRA O RIVER
O atual tri-campeão piauiense vai em busca do quarto título consecutivo, mas o favoritismo do River tem um asterisco: um time completamente novo foi montado para a temporada. Em 2016, o time conquistou o título do primeiro turno e, no segundo turno, contou com uma escalação irregular do Altos para ficar com a taça e o título arrastão.

Além disso, o River terá pela frente um calendário cheio, disputando quatro competições no ano, sendo três na mesma época do Campeonato Piauiense, o que pode ser um fator determinante na parte física e de motivação dos atletas. O principal nome do time é o atacante Rodrigo Tiuí.

Para 2017, o Galo reformulou quase que 100% do seu plantel e isso causa a dúvida: será se o time, agora comandado por Waldemar Lemos, repetirá o sucesso dos últimos três anos?

A BUSCA PELO TOPO
O título perdido por uma escalação irregular de jogador em 2017 não apagou a ótima campanha do Altos no estadual. Com apenas dois anos disputando competições, o Jacaré conquistou a Série B em 2015 e, em 2016, mostrou organização e um ótimo futebol.

A diretoria decidiu mudar o comando técnico, saindo Nivaldo Lancuna e trazendo o renomado Francisco Diá, treinador vice-campeão da Copa do Nordeste e bi-campeão paraibano. A ideia é levar o Altos um degrau mais altos do que o atual. Pelo menos o status de “surpresa” já ficou no passado. Altos já um dos times favoritos a levar o título. O jogador de destaque do Jacaré é o atacante Manoel.

BASE SÓLIDA PELO TÍTULO
Manutenção da base, treinador conhecido, torcida apaixonada… os ingredientes da temporada 2017 do Parnahyba não são novidades. O Tubarão aposta mais uma vez em jogadores identificados com o time para voltar a conquistar o título estadual, que não acontece desde 2013.

Um dos novos ingredientes para se juntar ao já conhecido tempero de sucesso do Azulão é a chegada do atacante nigeriano Yerien Richmind, que já atua no futebol nordestino há algum tempo e chega para reforçar o time do litoral.

Preocupação do Parnahyba, a casa do time parece ter boas chances de estar em condições para os jogos do time. O Estádio Pedro Allelaf passa por reforma – no seu gramado principalmente – e deve receber os jogos do time. Caso a expectativa não se concretize, o Tubarão pode atuar na vizinha cidade de Luís Correia.

VELHOS CONHECIDOS PELO RESGATE
Sem vagas na Copa do Nordeste, Copa do Brasil e/ou Série D, o rubro-negro só disputa o Campeonato Piauiense. E já que só tem ele… a meta é ser campeão. A diretoria do Flamengo apostou o seu comando técnico em Celso Teixeira, treinador que já teve boa passagem pelo time.

Além do treinador, as principais novidades do Flamengo-PI está em sua dupla de ataque, Fabinho e Eduardo, bastante conhecidos dos torcedores do time, mas por terem jogado nos últimos anos pelo River, arquirrival.

RUMO AO ATAQUE
Nivaldo Lancuna, treinador do Altos na ascensão do time no cenário estadual e regional, é o treinador do Picos. Junto com Lancuna, o Picos levou também Fred, um dos destaques do estadual 2016 pelo Altos, e acertou o retorno de Raphael Freitas, centro-avante que vira e mexe figura entre os artilheiros do Campeonato Piauiense.

Estilo de jogo preferido de Lancuna, ir ao ataque funciona perfeitamente com a pressão exercida pelo torcedor do Zangão, que enche o Helvídio “Gigantão da Malva” Nunes e faz dele um verdadeiro caldeirão nos jogos da SEP.

APOSTA NOS GAROTOS
A expressão pratas da casa define perfeitamente o elenco montado pelo Piauí para a temporada 2017. Recheado de jogadores piauienses e com boa parte com idade baixa, o elenco será comandado pelo treinador Marcão, que assim como seus comandados está mais para aposta.

Um dos nomes que foge à (quase) regra do elenco jovem é o do atacante Ricardo Oliveira, que esteve no Altos e reforça o Piauí sendo depositado nele a expectativa de gols ao lado do atacante Silas, nome conhecido no Enxuga-Rato.

NAS ORDENS DO PROFESSOR
De volta a elite do futebol piauiense, o 4 de Julho tem em seu treinador o principal nome do time. O português Luís Miguel coleciona boas passagens por times que comandou recentemente, inclusive o próprio 4 de Julho.

Conhecedor do futebol nordestino, principalmente do Ceará, Maranhão e Piauí, Luís Miguel tem o poder de formar elencos fortes para o nível dos campeonatos estaduais e, em 2017, mostrou o mesmo. Em um amistoso de pré-temporada, o 4 de Julho bateu o poderoso Altos, mostrando que o torcedor colorado tem motivo para se empolgar.

Autor de dois gols no amistoso contra o Altos e destaque da pré-temporada do 4 de Julho, Ted Love é um dos principais nomes do time.

HORA DA BOLA ROLAR
O Campeonato Piauiense 2017 inicia nesta terça-feira (31/01) com Picos x River, no estádio Helvídio Nunes, em Picos.

A rodada inicial continua no dia seguinte: Piauí e Altos jogam no Lindolfo Monteiro às 19h. Já o Flamengo vai até Piripiri, onde enfrenta o 4 de Julho, às 20h, na Arena Ytacoatiara.

A final do primeiro turno do estadual está prevista para o dia 26 de março e a do segundo turno para o dia 10 de maio. Caso os vencedores de turno sejam diferentes, o campeão de 2017 será conhecido em dois jogos, com datas previstas para 15 e 21 de maio de 2017.

Campeonato Piauiense 2017 terá transmissão da TV Meio Norte (Foto: Reprodução / YouTube)

TRANSMISSÃO NA TV
A TV Meio Norte, que transmite jogos do Campeonato Piauiense há três anos, mas de maneira ainda tímida, com poucas partidas na grade de transmissão, promete que em 2017 estará mostrando o futebol piauiense com mais ímpeto.

De acordo com a direção da TV, que teve a gerência de esportes assumida pelo jornalista Francinito Loureiro, a ideia é transmitir pelo menos um jogo por rodada do estadual, o que daria uma média de quase 20 jogos, contando com semi-finais e finais de turnos e a final geral.

BÔNUS: “PODE PRINTAR”
Palpites no jornalismo esportivo servem quase que unicamente para ser cobrado após no decorrer do campeonato quando nada daquilo se concretizou, mas vamos lá para os palpites por Victor Costa:

Time de maior poder financeiro do estado (principalmente pelo que conseguiu nos últimos anos), o River tem obrigação de brigar pelo título e acredito que o time formado não fugirá dessa missão.

O Altos montou um time para disputar a Copa do Nordeste, iniciou a pré-temporada antes de todo mundo e tem um treinador de ponta. Não seriam necessário mais motivos…

Picos e Parnahyba tem histórias parecidas para a temporada 2017. Apostaram em treinadores já conhecidos, tem uma grande força jogando nos próprias domínios e chegam procurando desbancar os anos de conquistas do River.

Depois de anos como coadjuvante, o Flamengo busca uma mudança de patamar dentro do Campeonato Piauiense, mas os problemas estruturais do time pode o deixar um nível abaixo dos outros. Já o 4 de Julho acaba de voltar da Série B do Piauiense, mas sob o comando de Luís Miguel e com a valiosa ajuda da prefeitura de Luiz Menezes, o Colorado pode tentar algo mais do que permanecer na elite estadual.

Por fim, o Piauí… o time tem um elenco com pouca experiência, o treinador tem pouca rodagem… vai precisar de bastante superação para permanecer na Série A.


Victor Costa