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Automobilismo

Manor falha em busca por investidor, encerra operações e deixa a Fórmula 1

Victor Costa - 27 de janeiro de 2017 às 10:32

A informação, publicada nesta sexta-feira pelo jornalista britânico Andrew Benson, da BBC, e oficializada pouco depois pela administradora do time, confirma o fim da trajetória de uma equipe que começou como Virgin, virou Marussia e encerrou suas operações com o nome com o qual ingressou na F1. A Manor já dispensou seus 212 funcionários. Assim, Felipe Nasr está definitivamente fora do grid em 2017.

A Manor encerra suas atividades e deixa com dez equipes o Mundial de F1 em 2017 (Foto: Pirelli)
A Manor encerra suas atividades e deixa com dez equipes o Mundial de F1 em 2017 (Foto: Pirelli)

A F1 terá mesmo dez equipes no grid de largada da temporada 2017. A Manor, que havia decretado falência e procurava um novo investidor para sobreviver e continuar no esporte, chegou a nomear uma empresa para buscar um novo comprador, mas fracassou em sua tentativa de seguir em atividade.

O prazo, na verdade, venceu há uma semana, e nesta sexta-feira (27) a equipe fechou de vez suas portas e já dispensou os 212 funcionários, conforme informa o jornalista britânico Andrew Benson, da emissora BBC. A notícia foi oficializada pela administradora da equipe pouco depois.

A companhia administradora que ficou responsável pela Manor, FRP Advisory, não encontrou um investidor nas três semanas em que foi designada para tal. Assim, a Just Racing Services, empresa que opera a Manor, encerrou as atividades nesta data.

Chega ao fim, assim, a história de uma equipe que sempre, desde o seu início, figurou entre as últimas posições do grid. Escolhido como um dos três novos times a ingressar no Mundial de F1 ao lado de Hispania e Lotus — que depois passou a se chamar Caterham,—, a Manor passou a ser administrada pela Virgin, empresa do excêntrico bilionário Richard Branson.

Mas o time, sob a direção do conglomerado de empresas, não teve vida longa. Depois de contar com Lucas Di Grassi em 2010 e Timo Glock e Jérôme D’Ambrosio em 2011, Branson deixou a F1 e foi investir seu dinheiro em outros segmentos. A Marussia, empresa fabricante de carros de luxo na Rússia, assumiu a administração da empresa a partir de 2012, mas teve poucos momentos para comemorar.

Neste meio tempo, teve de lidar com o trágico acidente sofrido por María de Villota durante testes aerodinâmicos em uma base aérea na Inglaterra e, no GP do Japão de 2014, sofreu um duro golpe com o acidente sofrido por Jules Bianchi em Suzuka. Acidente que lhe tirou a vida nove meses depois. Foi Bianchi, aliás, quem deu uma das poucas alegrias à Marussia ao chegar em nono lugar no GP de Mônaco, garantindo os únicos pontos da escuderia.

Mas no fim de 2014, após passar por processo semelhante à sua sucessora, a Marussia saiu de cena da F1. A equipe britânica passou a ser administrada de fato pela Manor, que em um primeiro ano ainda manteve a parceria com a Ferrari para o uso dos motores construídos em Maranello, mas em 2016 fechou com a Mercedes para contar com a melhor unidade motriz da F1. Além de um reforço em termos técnicos, a nova Manor trouxe profissionais gabaritados, como Nikolas Tombazis e Pat Fry para ajudar no desenvolvimento do novo carro.

Neste tempo, Pascal Wehrlein, indicado pela Mercedes, foi o grande nome da equipe e ajudou a levar ao grande momento do ano, quando terminou em décimo lugar o GP da Áustria, garantindo o único ponto da equipe na temporada. A situação parecia boa com o décimo lugar no Mundial de Construtores, que garantia à equipe a premiação por parte da Formula One Management. Mas o nono lugar de Felipe Nasr no GP do Brasil colocou tudo a perder e ajudou a encurtar o fim da Manor como equipe na F1.

A Manor, dentre as novas equipes que ingressaram no Mundial em 2010, é a última a sair de cena e, como Hispania (HRT) e Caterham, teve um desfecho melancólico, sem deixar saudades aos fãs da F1.

Curiosamente, o mesmo fim da Manor como equipe decretou o encerramento das esperanças de Felipe Nasr em fazer parte do grid na temporada 2017 da F1. O brasileiro, que não teve seu contrato com a Sauber renovado para esta temporada, agora terá de buscar outra alternativa para seguir sua carreira e tentar novamente fazer parte do Mundial em 2018.


Victor Costa