Menu
redacao@oitomeia.com.br
(86) 98119-5253    29/03/2024
Esporte

Equipes se preparam para 23ª edição dos Jogos das Escolas Municipais de Teresina

Sávia Barreto - 22 de fevereiro de 2017 às 11:58

A Divisão de Esporte da Secretaria Municipal de Educação (Semec) reuniu professores de educação física das Escolas Municipais que irão participar dos XXIII Jogos das Escolas Municipais de Teresina (JETs). A ideia é integrar os estudantes em competições esportivas das mais diversas modalidades.

Para essa 23º edição a equipe espera contar com a participação de 63 escolas inscritas para diversas modalidades esportivas. A abertura do torneio acontecerá no dia 04 de abril, às 8h, no Parque da Cidadania, com futebol masculino. Dez escolas da zona rural estão escritas para participar dos jogos de futebol masculino e feminino, que aconteceram durante o mês de abril. O evento, promovido pela Prefeitura de Teresina por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), é uma forte ferramenta pedagógica para a melhoria do desempenho acadêmico dos alunos, trabalhando temas transversais como gênero, saúde e violência.

As disputas individuais e coletivas também são momentos de diversão e integração dos jovens, além de ser critério de seleção para os Jogos Escolares da Juventude, promovido pelo Comitê Olímpico Brasileiro. Desde que foi implementado esse sistema de seleção, a Rede Municipal de Teresina é destaque no número de atletas representantes do Piauí nos jogos nacionais, trazendo o título de campeão em muitas ocasiões. As modalidades individuais acontecerão todas no primeiro semestre. No dia 18 de maio será a competição de badminton, que acontecerá na Escola Municipal Parque itararé. De 23 a 26 de maio acontecerá a competição de atletismo nas pistas das universidades Federal e Estadual (UFPI e UESPI).

Para essa 23º edição a equipe espera contar com a participação de 63 escolas inscritas para diversas modalidades esportivas (Foto: Divulgação)

No dia 30 de maio acontecerá o tênis de mesa, na Escola Municipal Nossa Senhora da Paz, e no dia 23 de junho será a primeira etapa do circuito de xadrez, que será no Centro de Formação Professor Odilon Nunes. As modalidades coletivas, como queimada, futsal, voleibol e handebol acontecerão no segundo semestre, a partir do mês de outubro. Segundo o coordenador da Divisão de Esportes da Semec, Raimundo Mourão, a expectativa para os jogos este ano está ainda mais elevada, com clima de motivação.

“Os alunos se realizam participando dessas competições, como se estivessem mesmo em Olimpíadas”, comenta. O torneio envolve meninos e meninas entre 11 e 17 anos. A programação dos JETs 2017 segue até o mês de dezembro, com competições de futebol, badminton, xadrez, tênis de mesa, atletismo, futsal, handebol, voleibol e queimada.

 


Sávia Barreto