Menu
redacao@oitomeia.com.br
(86) 98119-5253    29/03/2024
Entretenimento

Sírio que fez filme indicado ao Oscar é impedido de viajar aos EUA

Margella Furtado - 26 de fevereiro de 2017 às 09:19

O cineasta sírio Khaled Khatib, de 21 anos, foi impedido de viajar da Turquia aos Estados Unidos para estar na cerimônia do Oscar, neste domingo (26/02). Segundo um alto funcionário do governo americano, que pediu anonimato, ele tentou usar um passaporte falso. “Ele foi pego usando um passaporte obtido de maneira fraudulenta. Qualquer um deve ter um documento de viagem válido para viajar aos Estados Unidos”, afirmou o funcionário neste sábado à Agência EFE.

O cineasta sírio Khaled Khatib (Foto: Syria Civil Defense/Reprodução)

A fonte negou que Khatib tenha sido impedido de entrar nos Estados Unidos por pertencer a uma das nações mencionadas na ordem executiva sobre imigrantes e refugiados proclamada no mês passado pelo presidente, Donald Trump, e agora bloqueada pelos tribunais.

Khatib trabalhou na fotografia do documentário Os Capacetes Brancos, produzido pela Netflix, que retrata a crueldade da guerra civil na Síria e os resgates dos Capacetes Brancos, que operam nas zonas fora do alcance do governo. O filme competirá na categoria de melhor documentário de curta-metragem com Extremis, 4.1 Miles, Joe’s Violin e Watani: My Homeland.

 


Margella Furtado