Edjalma Borges

Piauí será o estado com maior número de câmaras municipais formadas por maioria de mulheres

28/12/2016 - Atualizado em: 28/12/2016, 14:11 Publicado por: Edjalma Borges
Piauí será o estado com maior número de câmaras municipais formadas por maioria de mulheres

Vereadora Teresa Britto, uma das três vereadoras de Teresina

Embora a participação das mulheres na política ainda seja bastante tímida, o Piauí é o estado que mais elegeu representantes femininas para o Legislativo nas eleições municipais deste ano.

Ao todo, o Piauí terá maioria feminina em cinco câmaras municipais a partir de 2017. Uruçuí, a 307 km da capital Teresina, administrado pela prefeita Renata (PMDB), que não se reelegeu, das 11 vagas no legislativo, sete serão ocupadas por mulheres.

Cidades importantes do estado como Floriano e Oeiras não elegeram nenhuma mulher vereadora. O município ficou entre os dois no país que terão 63% das Casas legislativas representadas por mulheres.

Em Inhuma, seis das 11 vagas serão ocupadas por mulheres. Lá, dos vereadores eleitos, Kátia Cortez de Oliveira Gonçalves, (PMDB), foi a mais votada com 851 votos, (8,5%) do total de válidos.

Cabeceiras do Piauí, Canavieira e São José do Divino, das nove vagas, cinco cadeiras serão das mulheres. Em seis cidades importantes do estado não haverá uma única representante do gênero feminino na câmara: Paulistana, Batalha, Bom Jesus, Esperantina, Floriano e Oeiras (primeira capital do Piauí).

Em São Raimundo Nonato, cidade natal da vice-governadora do estado, Margareth Coelho (PP), onde foi eleita prefeita Carmelita Castro (PP), terá apenas uma integrante na câmara municipal, a servidora pública Katiuscia de Oliveira Ribeiro Moraes (PMDB). O mesmo número se repete em União, cidade a 50 km ao norte de Teresina. São Lourenço, onde o município será comandado por uma mulher, a prefeita doutora Michelle Oliveira (PP), não foi eleita nenhuma vereadora.

Na capital Teresina, das 29 cadeiras de vereadores apenas três serão ocupadas por mulheres.

No número geral de vereadores eleitos no estado, os homens são maioria: 1.777 contra 357 mulheres. Das 5.568 cidades que elegeram vereadores no país, apenas 23 municípios terão maioria feminina no Legislativo.

comentários
pesquisar no blog