Menu
redacao@oitomeia.com.br
(86) 98119-5253    29/03/2024
Cidades

Passo à Frente entrega 377 órteres e próteses em São Raimundo Nonato

Sávia Barreto - 17 de fevereiro de 2017 às 18:43

O secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, junto com a vice-governadora Margarete Coelho e o secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, estiveram nesta sexta (17), em São Raimundo Nonato, entregando 377 equipamentos ortopédicos pelo Programa Passo à Frente. Foram dez municípios beneficiados na região da Serra da Capivara. Em todo o Estado, o Programa já beneficiou vários piauienses, levando de forma itinerante e gratuita, oficina ortopédica para fabricação de órteses e próteses para pessoas com algum tipo de deficiência física.

Programa Passo à Frente (Foto: James Almeida)

Esses equipamentos auxiliam a rotina do paciente, melhorando a qualidade de vida da pessoa com deficiência. “Esse é o desejo do Governo do Estado: melhorar e humanizar os atendimentos em saúde. Em breve, também estaremos entregando equipamentos em outras regiões do estado do Piauí. Esse é um programa que vem, de forma muito significativa, fazendo esse atendimento tão importante a essas pessoas que precisam ter o olhar do poder público de uma forma diferenciada”, disse Francisco Costa.

As atividades do Passo à Frente nos municípios têm evitado o deslocamento de centenas de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) para Teresina, fortalecendo o processo de descentralização e resolutividade dos atendimentos.  O programa se dá através da parceria entre Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência e Centro Integrado de Reabilitação (CEIR).

Henrique Neri (70) é morador do povoado São Vitor, em São Raimundo Nonato, ele recebeu uma cadeira de rodas e uma prótese e diz que não teria condições de pagar pelos equipamentos ortopédicos que recebeu do Programa Passo á Frente. “É uma ação muito bonita, que demonstra como o Governo se preocupa em dar assistência às pessoas com deficiência de qualquer tipo, foi um importante trabalho feito para os piauienses”.

Dentre os equipamentos estão próteses, órteses, coletes, botas, palmilhas, andadores, bengalas, calçados para pé diabético, cadeiras de banho e cadeira de rodas que beneficiaram, além de São Raimundo Nonato, pacientes dos municípios de Anísio de Abreu, Bonfim do Piauí, Coronel José Dias, Caracol, Dirceu Arcoverde, Dom Inocêncio, Fartura, Guaribas e Jurema.

O Programa Passo à Frente já entregou 1.193  equipamentos ortopédicos em Floriano, São João do Piauí e São Raimundo Nonato. Com as órteses e próteses que Picos, Piripiri, Oeiras e Valença receberão ainda este ano, são 3.732 materiais ortopédicos que serão distribuídos, beneficiando pacientes de 50 municípios do Piauí.

 


Sávia Barreto